A dragagem e derrocagem do Canal de Vitória tem data marcada para conclusão. No próximo dia 2 de outubro um evento com a presença do secretário Nacional de Portos, Luiz Otávio de Oliveira Campos marcará a entrega da tão almejada obra. A informação é do presidente da CODESA, Luis Claudio Santana Montenegro, que esteve na última segunda-feira (18), em Brasília, e aproveitou para comunicar o fato e fazer o convite. A entrega da dragagem será feita um dia antes do encerramento do contrato do serviço, que vence dia 3.
De acordo com o presidente a CODESA, as novas profundidades do canal, dos berços e da bacia de manobra garantirão o acesso de navios maiores, que irão representar um aumento de 30% na movimentação de carga no Porto de Vitória.
"Atualmente são movimentados seis milhões de toneladas. A partir da obra esperamos chegar a 8 milhões de toneladas porque o Porto receberá navios maiores. Teremos capacidade para receber navios com até 70 mil toneladas de carga. Hoje estamos limitados a 30 mil – 35 mil toneladas", explicou Montenegro. A nova profundidade é uma demanda antiga e agora, realizada, vai contribuir para o crescimento econômico do Estado.
"Para se ter ideia, só na expectativa da conclusão da dragagem conseguimos fechar linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos. Uma vez por mês, por exemplo, levamos 600 contêineres para os Estados Unidos, sem a necessidade de passar por nenhum outro porto", esclarece. A inauguração da dragagem será dia 2 de outubro, às 11h, no Cais Comercial de Vitória.