Evento será no Hospital Metropolitano, na Serra
O Hospital Metropolitano realiza, nesta segunda-feira (3), a partir das 19h, um encontro com o objetivo de discutir a incorporação de novas tecnologias no sistema de saúde para o tratamento de doenças cardiovasculares em pessoas com alto risco.
As principais novidades são o implante TAVI e o Mitraclip. Uma das indicações de uso desses dispositivos é a insuficiência da válvula mitral. Os dois têm alto custo, porém são menos invasivos do que os métodos atuais e, por isso, reduzem o risco de complicações cirúrgicas.
Segundo o cardiologista da instituição Eduardo Alberto Castro, 50% das cirurgias de válvula aórtica realizadas hoje na Alemanha utilizam a TAVI, por resultar na rápida recuperação de pacientes graves e aumentar a expectativa de vida deles. Já naqueles de risco moderado a baixo, os resultados das operações tradicionais são superiores.
Vão participar do evento o cardiologista intervencionista Vasco Gama Ribeiro, que é chefe do setor de cardiologia do Centro Hospitalar de Gaia, da cidade de Porto, em Portugal, o qual vai compartilhar a experiência portuguesa com a racionalização de terapias de alta complexidade.
E o especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) da Paraíba (PB), Marcelo Queiroga, que dará um panorama do processo de incorporação da TAVI no Brasil.
O encontro é voltado para médicos, gerentes e gestores de saúde e estudantes da área. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site https://pt.surveymonkey.com/r/
Serviço
Encontro Luso Brasileiro - TAVI - Heart Team
Data: Segunda-feira (3)
Horário: das 19h as 21h
Número de vagas: 70
Inscrição: pelo site https://pt.surveymonkey.com/r/
Local: Edifício Metropolitano Tower, 2º andar - anexo ao Hospital Metropolitano.
Endereço: Avenida Eudes Scherrer de Souza (Av. Civit), 558, Laranjeiras, Serra.
Palestras
- Racionamento de terapias de alta complexidade em Portugal - Como incorporar com eficiência
- Resultados atuais da TAVI
- Como anda o processo de incorporação da TAVI no Brasil (SUS/ANS)