Com a nova legislação, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo poderá captar recursos e fomentar projetos que promovam o crescimento sustentável e a inclusão econômica no Estado
Para impulsionar o desenvolvimento regional e a infraestrutura do País, foi sancionada, nesta sexta-feira (26), pelo Governo Federal, a lei que cria as Letras de Crédito de Desenvolvimento (LCD), que podem ser emitidas por bancos regionais e estaduais. A medida promete trazer benefícios significativos para instituições financeiras de desenvolvimento, como o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
Com a nova legislação, o Bandes poderá captar recursos e fomentar projetos que promovam o crescimento sustentável e a inclusão econômica no Espírito Santo.
Um dos maiores desafios enfrentados por instituições de desenvolvimento é o elevado custo do capital. As LCD tendem a proporcionar uma fonte de financiamento mais acessível, reduzindo os custos associados à captação de recursos. Com isso, o Bandes poderá oferecer condições mais competitivas para seus clientes, incentivando o empreendedorismo e a realização de projetos que geram emprego e renda nas regiões capixabas.
Ampliação do Portfólio de Produtos
Com a sanção da legislação que cria as LCD, o Bandes poderá diversificar ainda mais seu portfólio de produtos financeiros. A criação de novas modalidades de crédito, adaptadas às necessidades específicas dos projetos regionais, fortalecerá a capacidade do banco de atender a mais clientes, desde pequenas e médias empresas até grandes projetos de investimento.
“A possibilidade de emitir Letras de Crédito de Desenvolvimento permitirá ao Bandes direcionar recursos para projetos inovadores e sustentáveis. Isso inclui investimentos em energia renovável, transição verde e outras iniciativas que contribuem para um futuro mais sustentável”, enumera Marcelo Barbosa Saintive, diretor-presidente do banco capixaba.