Além de ser a primeira colocada na categoria Mineração e Metais, a empresa ocupou o segundo lugar na classificação geral nacional - Ranking TOP Open Corps foi divulgado nesta quarta-feira (18.10)
A ArcelorMittal está mais uma vez entre as três corporações brasileiras que mais praticam inovação aberta com startups no Brasil. No Ranking da 100 Open Startups, a produtora de aço venceu no segmento de Mineração e Metais pelo terceiro ano consecutivo e passou à segunda colocação no TOP 3 na classificação geral nacional. A premiação foi realizada no Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (18.10), véspera do Dia da Inovação.
Organizado pela 100 Open Startups, plataforma de inovação aberta pioneira e líder na América Latina,o ranking é publicado desde 2016 e chega a sua oitava edição em 2023. Além das TOP 100 Open Corps, foram reconhecidas as corporações líderes em 30 categorias setoriais, as TOP 100 Open Startups, as startups líderes em 30 categorias, as TOP 100 Open Corps Middle Market, as TOP 100 Open Scaleups, os TOP Ecossistemas e as TOP Open Cities.
De acordo com o levantamento, o volume de negócios gerados para as startups com investimento das grandes empresas totalizou R$ 6,4 bilhões em 2023, em 54 mil contratos, o que representa mais do que o dobro em relação ao total do ano anterior (de julho de 2022 a junho de 2023), que foi de R$ 2,7 bilhões.
Inovação no DNA
A premiação é um reconhecimento aos investimentos realizados pela ArcelorMittal Brasil em inovação aberta e no relacionamento com o ecossistema, em especial com startups. A inovação é um dos pilares da estratégia de negócio e está no DNA da companhia. A empresa foi pioneira na América Latina a ter um processo de produção do aço integrado; a produzir carvão vegetal a partir de fontes renováveis; a lançar um e-commerce para venda de aço no Brasil; e também a lançar o primeiro laboratório de inovação aberta no mundo – o Açolab.
O hub completou cinco anos no mês de julho e consolidou o seu objetivo de cocriar soluções inovadoras que gerem valor para a empresa e para a sociedade, estando conectado atualmente a cerca de 25 mil atores do ecossistema, sendo 7 mil startups. Em 2021, a empresa apresentou o Açolab Ventures ao mercado, fundo de gestão de R$ 110 milhões destinado para acelerar startups que compartilhem da mesma visão de futuro da ArcelorMittal. Até o momento, foram realizados investimentos em quatro startups, escolhidas entre mais de 1.400, que somaram mais de R$ 26 milhões.
A ArcelorMittal também conta com o iNO.VC – Programa de Transformação Digital –, que tem como premissa acelerar a transformação digital da empresa por meio da integração de empregados, startups, universidades, hubs de inovação e demais entidades parceiras. O programa busca melhorias digitais em todos os processos da empresa, além de inovações para a indústria automotiva, máquinas e equipamentos, construção civil, eletrodomésticos e energia, incluindo oleodutos e gasodutos, estruturas off-shore e torres eólicas.
Em 2021 e 2022, o programa iNO.VC gerou o retorno financeiro dos projetos desenvolvidos de US$ 24 milhões. A previsão, para 2023, é que o ganho acumulado com projetos de inovação seja de US$ 36 milhões.
Pesquisa e Desenvolvimento
Globalmente, o Grupo ArcelorMittal mantém 12 unidades do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento espalhados pelo mundo com mais de 1.600 pesquisadores que ajudam a fomentar parcerias inovadoras com a iniciativa privada e os poderes públicos locais. Em 2022, o Grupo investiu cerca de US$ 286 milhões nos Centros de P&D. Localizado na unidade de Tubarão da ArcelorMittal, o Centro de P&D do Brasil atende às demandas do negócio em três temas: desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de processos e desenvolvimento de aplicações. São mais de 200 projetos em andamento no país e 67 instituições acadêmicas parceiras, com mais de 100 estudantes envolvidos.
A inovação também é impulsionada pela ArcelorMittal Sistemas – empresa de tecnologia da ArcelorMittal, fundada há 35 anos –, que desenvolve soluções de TI para todas as unidades do Grupo no Brasil e em outros países. A área está focada em diversos investimentos estratégicos para fomentar a transformação digital e promover a inovação do negócio, entre os quais Centro de Excelência em Analytics com foco em inteligência artificial e projetos de robótica.