Loading...

Notícia

Publicado: 07/12/2021 17:03h

Vale anuncia compromisso de retirar 500 mil pessoas da extrema pobreza até 2030

Vale anuncia compromisso de retirar 500 mil pessoas da extrema pobreza até 2030

Este é um dos três compromissos assumidos pela empresa na sua ambição social, anunciada hoje em encontro com analistas


A Vale apresentou, durante o Vale Day, encontro anual com investidores e analistas do mercado de capitais na Bolsa de Nova York, sua ambição social: ser uma empresa parceira no desenvolvimento de comunidades autônomas, engajada em temas relevantes para a humanidade e comprometida com a mineração sustentável.

Para alcançar esse objetivo, a Vale definiu três metas sociais para 2030: figurar entre as três empresas do setor mais bem posicionadas nos requisitos sociais de acordo com as principais avaliações externas em mineração sustentável; retirar 500 mil pessoas da pobreza extrema; e colaborar com as comunidades indígenas vizinhas a todas as operações da Vale na elaboração e execução de seus planos em busca de direitos previstos na Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Ao focar no combate à pobreza extrema, a Vale quer contribuir para uma maior justiça social por meio de projetos nas áreas da educação, saúde e geração de renda via parcerias com outras empresas, governos e entidades do terceiro setor. Além disso, quer contribuir com a valorização das culturas e com o respeito e promoção dos direitos dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

Pensando em uma futura liderança cada vez mais diversa e inclusiva, a Vale antecipou em cinco anos, para 2025, a meta de atingir 26% de participação feminina na força de trabalho. Atualmente, o percentual de mulheres na Vale é de 18,7%, contra 13,5% em 2019, quando a empresa firmou a meta para mulheres dentro de uma estratégia de diversidade global.

Além disso, a Vale anunciou que pretende alcançar 40% de empregados negros em funções de liderança no Brasil até 2026, contra 29%, número registrado após a realização de um censo autodeclaratório com os empregados no Brasil. Na última edição do Programa de Trainee, por exemplo, a Vale selecionou 95 profissionais negros. Isso significa que, dos 144 trainees contratados pela empresa, 66% se autodeclararam pretos ou pardos no momento da inscrição. Dentre os 144 contratados, 98 são mulheres, o que equivale a 68% da turma.

“A Vale tem um histórico de engajamento e apoio social e um papel relevante nas localidades onde atua, mas queremos fazer mais. Para isso, consideramos na nossa ambição social ser um parceiro que possibilite o desenvolvimento e a autonomia das comunidades com as quais nos relacionamos, a partir do tripé educação-saúde-renda”, afirma Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.

“Queremos articular alianças e parcerias envolvendo empresas, governos e terceiro setor em torno de ações e programas estruturantes para as comunidades onde operamos”, comenta Maria Luiza Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale.

A ambição social está em linha com o Novo Pacto com a Sociedade, um dos nossos pilares estratégicos criados a partir de Brumadinho, e vem se somar à agenda ambiental, com destaque para os compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa que foram firmados em 2019 e 2020.

A Vale quer garantir que a sua atuação gere valor social e ambiental e promova efetivo legado positivo pós-mineração.

Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global, líder mundial na produção de minério de ferro e níquel, com sede no Rio de Janeiro e presente nos cinco continentes. Para a Vale, a mineração é essencial para o desenvolvimento do mundo e só servimos à sociedade ao gerar prosperidade para todos e cuidar do planeta.  Acreditamos que existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos com as pessoas.

Veja mais em www.vale.com/esg.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras