Loading...

Notícia

Publicado: 10/06/2017 00:00h

Programação especial no Trem de Passageiros vai marcar aniversário de 112 anos da ferrovia Vitória a Minas

Programação especial no Trem de Passageiros vai marcar aniversário de 112 anos da ferrovia Vitória a Minas

Comemorações também serão estendidas ao Museu Vale, em Vila Velha (ES)

Nesta sexta-feira, dia 13 de maio, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) completa 112 anos de operação. Responsável por transportar cerca de 40% de toda a carga ferroviária do país, a linha férrea opera o único Trem de Passageiros diário do Brasil, no qual viajam anualmente certa de um milhão de pessoas.

Para celebrar a data, uma programação especial será realizada no Vagão Cultural, novo atrativo da Vale que circula acoplado ao Trem de Passageiros em datas comemorativas e ocasiões específicas. Inaugurado recentemente, o Vagão Cultural é um carro de passageiros que foi totalmente reformulado e adaptado para funcionar como espaço de lazer e entretenimento para as pessoas que viajam sobre os trilhos da Vitória a Minas.

Além de exposição com fotos históricas da ferrovia, os passageiros também serão presenteados com contações de histórias sobre "causos" da Vitória a Minas numa ação interativa com os passageiros envolvendo atores caracterizados e esquetes teatrais.

Museu Vale

Além das atividades previstas para ocorrer no Trem de Passageiros nesta sexta-feira, dia 13/5, e no sábado, dia 14/5, também estão programadas sessões de cinema no Museu Vale no final do mês (dias 28 e 29/5), com exibição dos filmes que fizeram parte do Curta Vitória a Minas. Realizado em 2014 pela Vale, em parceria com o Instituto Marlim Azul e o LabMuy, o projeto teve como objetivo valorizar as comunidades vizinhas à EFVM a partir da produção de filmes de até 12 minutos sobre fatos curiosos e personagens marcantes desses locais.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

Considerada a ferrovia mais produtiva do Brasil e uma das mais modernas do mundo graças aos investimentos em tecnologia e recursos humanos, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) tem 905 quilômetros de extensão e transporta cerca de 40% de toda carga ferroviária do país. Por ela circulam pelo menos 60 tipos de produtos, como minério de ferro, aço, soja, carvão, calcário, entre outros.

Além de operar no transporte de cargas, pela EFVM passa o único trem de passageiros do Brasil que percorre longas distâncias diariamente. Durante o percurso, o passageiro tem à disposição belas paisagens, história, comodidade e segurança. Em 2014, toda a frota de passageiros da Vitória a Minas foi renovada, colocando carros mais modernos e confortáveis à disposição das pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente.

Com o passar dos anos, as operações da EFVM foram modernizadas para aumentar a eficiência tanto operacional quanto energética, a capacidade, a produtividade e a segurança, essa última trabalhada pela Vale por meio de ações de conscientização realizadas junto às comunidades situadas ao longo da ferrovia durante todo o ano.

Blitzen educativas em passagens em nível (locais onde há cruzamento entre a ferrovia e as estradas), divulgação de dicas de segurança em rádios e jornais, visitas de autoescolas às áreas da Vale e jogos educativos nas comunidades fazem parte das atividades. Além disso, empregados da mineradora que atuam na operação ferroviária realizam palestras mensais em escolas de ensino fundamental e médio situadas ao longo do trecho com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância da convivência segura e harmônica com a ferrovia.


Fonte: Assessoria de Imprensa Vale
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras