Estratégia pensada por Nizan Guanaes se inspira no Propósito da empresa de 97 anos e suas ações em prol da sustentabilidade
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, lança a primeira campanha institucional com abrangência em TV, mídias impressas e canais digitais de sua história.
Desenvolvida em parceria com a consultoria N Ideias e a TracyLocke, a estratégia pensada por Nizan Guanaes para a campanha se inspira no Propósito Organizacional da companhia, “Renovar a vida a partir da árvore”, e nas ações da empresa em prol da sustentabilidade. O propósito, que coloca a árvore como uma das respostas para os atuais desafios da sociedade, é resultado de um trabalho que ouviu cerca de 3.500 pessoas incluindo colaboradores da companhia e diferentes públicos externos.
A veiculação da campanha na televisão será composta inicialmente por quatro filmes que apresentam um diálogo entre um locutor e uma assistente virtual, com um toque de humor. A robô responde a curiosidades como “o que é uma empresa carbono zero?” e “quantas árvores a Suzano planta por dia?”, surpreendendo o locutor com as atividades da companhia a favor do meio ambiente.
Para mídias impressas e canais digitais, as peças iniciais reforçam que a Suzano já é mais do que carbono zero hoje, ela é carbono negativo – e ser carbono negativo significa ser positivo para o clima. E outras artes trarão uma comparação entre o tamanho de algumas capitais do mundo e a área total de florestas conservadas pela empresa. A área da companhia destinada à conservação é de aproximadamente 970 mil hectares, o equivalente a 8 vezes a extensão da capital do Rio de Janeiro, por exemplo.
“Nós estamos em um processo de constante renovação e o olhar para o futuro se torna cada vez mais necessário. Por meio da campanha, nós queremos reforçar como o protagonismo plantado hoje, a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras, contribui para que as próximas gerações possam desfrutar de um mundo mais sustentável e consciente. E dessa forma, inspirar também outros atores da sociedade”, enfatiza Macela Porto, Head de Comunicação e Marca da Suzano.
Além de reforçar o Propósito da Suzano, a campanha também está atrelada às metas de longo prazo da companhia, traçadas até 2030. Entre as ambições, destacam-se a remoção de 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, a oferta de 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável para substituir o uso de plástico e derivados do petróleo e a retirada de 200 mil pessoas do grupo de cidadãos e cidadãs que se encontram abaixo da linha da pobreza.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos.