O Portocel realizou, no dia 31 de agosto, o primeiro embarque de celulose solúvel produzida pela LD Celulose. Foram 16.000 fardos de celulose no navio Cosco Shipping, com destino a portos da Indonésia e China. A operação foi um marco para Portocel e LD, que se empenharam para viabilizar a logística. Para operar com a nova carga, Portocel investiu cerca de R$ 38 milhões em adequações de infraestrutura, incluindo a ampliação do ramal ferroviário e a cobertura de um trecho dos trilhos.
A LD Celulose, que iniciou recentemente a operação de sua fábrica instalada no Triângulo Mineiro (MG), exportará toda a sua produção pelo Portocel: cerca de 500.000 t/ano quando estiver operando a plena capacidade.
“Nos preparamos com muita antecedência e planejamento para que este embarque de celulose acontecesse com êxito. Estávamos ansiosos por esse momento e ver a concretização do trabalho é uma vitória que desperta um grande sentimento de missão cumprida”, afirma Élio Moraes, Gerente de Exportação e Vendas da LD Celulose.
O terminal portuário, que é referência internacional na movimentação de celulose, agora passa a exportar também a versão solúvel produzida pela LD, que é destinada à indústria têxtil, uma alternativa sustentável para a produção de roupas em substituição a tecidos como o algodão, que tem consumo intenso de recursos hídricos e necessita de grandes áreas para plantio.
“Com a chegada da LD Celulose, vemos a materialização dos nossos esforços para ampliar e diversificar nossos clientes, fortalecendo a vantagem competitiva do terminal. Para fechar a parceria com a empresa, concorremos com muitos outros portos brasileiros, o que demonstra nossos diferenciais logísticos e nos consolida cada vez mais como uma referência portuária mundial”, destaca Alexandre Billot Mori, Gerente Executivo de Operações Portuárias de Portocel.