Loading...

Notícia

Publicado: 17/03/2022 14:56h

Portocel ampliou em 22% a movimentação de cargas gerais em 2021

Portocel ampliou em 22% a movimentação de cargas gerais em 2021

O terminal movimentou um total de 6,7 milhões de toneladas no ano passado; o crescimento das cargas gerais faz parte da estratégia de diversificação do porto

O Portocel, terminal localizado em Aracruz (ES), finalizou o ano de 2021 com resultados que evidenciam o seu empenho em se fortalecer como um porto multicargas. Especializado na movimentação de produtos florestais, o terminal registrou no ano passado um aumento de 22,3% na movimentação de outras cargas, aí incluídos produtos novos que passou a operar, como ferro gusa e granito.

O aumento na movimentação de cargas gerais sinaliza a tendência do terminal na busca de novos negócios. No ano passado, 235 navios atracaram no porto, movimentando um total de 6,77 milhões de toneladas, contra 6,60 milhões de toneladas registradas no ano anterior, um aumento de 2,6%.

Entre os pontos altos de 2021, destaque para o embarque inédito de ferro gusa, que passou a integrar o grupo de cargas movimentadas pelo porto. Uma nova área de estocagem do material foi inaugurada em agosto e o terminal finalizou o seu primeiro embarque em dezembro, uma carga de 13,5 toneladas. A movimentação do material é realizada em parceria com a Multilift Logística.

Outro marco importante foi o embarque de granito, em parceria com a Triple Line e a Saga Welco, consolidando o terminal como opção logística para que o granito produzido no Espírito Santo ganhe o mercado internacional. O primeiro embarque – 16.500 toneladas – foi realizado no mês de dezembro.

Em maio de 2021, Portocel também firmou contrato com a LD Celulose para exportar toda a produção da fábrica construída no Triângulo Mineiro, entre os municípios de Indianápolis e Araguari (MG). Para atender o novo cliente, a companhia iniciou a obra de extensão e cobertura de parte de seus ramais ferroviários internos. Atualmente Portocel já responde pela exportação de toda a celulose produzida pela Cenibra, Suzano e Veracel. A LD Celulose vai se juntar a esse grupo.

“O ano de 2021 foi bastante positivo para Portocel. Firmamos importantes parcerias que vão expandir nossos serviços e aumentamos nossa produtividade, sempre alinhados a dois importantes pilares: excelência e segurança.  Em 2022, queremos investir ainda mais em melhorias para aprimorar o nosso trabalho e atrair diferentes negócios”, afirma o gerente geral de Operações Portuárias de Portocel, Alexandre Billot Mori.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Portocel
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras