Projeto Laboratório de Ideias, que capacitou jovens da comunidade, no início do ano, tem nova versão voltada a pessoas interessadas em desenvolver negócios
A Fibria, líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, tem como uma de suas premissas o apoio a projetos que estimulem o protagonismo e a geração de renda das comunidades onde atua. Com esse foco, a empresa desenvolve neste ano o Laboratório de Ideias, em Jacareí (SP), que traz aulas de empreendedorismo para a comunidade do distrito de São Silvestre.
Após beneficiar 22 jovens, no início do ano, o projeto foi retomado com novo escopo: envolver as pessoas que já empreendem no distrito. A intenção é abordar temas como empreendedorismo, criatividade e inovação durante os sete encontros que serão realizados em dois meses.
“O curso é uma imersão em inovação e empreendedorismo, em que partimos do processo de geração de ideias até o desenvolvimento de projetos. O último encontro será em formato de pitch (apresentação curta e direta para atrair clientes). No final do curso, eles estarão preparados para inovar continuamente, utilizando a metodologia aprendida”, diz Leandro Andreatta, coordenador de Sistema de Gestão da Fibria e idealizador do projeto ao lado do consultor de Sustentabilidade da Fibria, Adriano Martins.
Andreatta já ministrou o curso para oito grupos na região do Vale do Paraíba e traz sua experiência no assunto para as aulas, que abordam conceitos como geração de ideias, design thinking, prototipagem, inovação colaborativa, estratégias de venda e de apresentação.
“Na edição passada, após gerar resultados animadores com os jovens do distrito, que puderam mostrar seu potencial em propostas criativas, o Laboratório de Ideias agora vai trazer ferramentas para os empreendedores tornarem seus negócios inovadores e competitivos. A intenção é possibilitar o acesso a informações importantes e de fácil aplicação para aprimorar a gestão”, afirma Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.
As edições do curso, apoiado pela Fibria, foram viabilizadas pelo programa Rede Responsável. A iniciativa reúne organizações que incentivam o investimento socioambiental em programas e projetos para fortalecer os processos de desenvolvimento local, por meio da estruturação de redes para troca de informações, produtos e serviços.
Incentivo aos jovens
A primeira turma do Laboratório de Ideias contou com 22 jovens, a maioria entre 16 e 20 anos. Divididos em três grupos, os alunos foram instigados a transformar suas ideais em propostas de valor, para depois formatarem modelos de negócios. Para isso, precisaram levar em conta os diversos aspectos que envolvem uma empresa, como administração, finanças, marketing e recursos humanos.
O trabalho em equipe resultou em projetos variados: produção de pão de queijo, com cores e recheios inovadores; criação de serviços para açougue – como delivery, kits de produtos e atendimento por whatsapp - e estratégia de e-commerce para artesanato, com a participação de integrantes do projeto Mãos que Valem, também apoiado pela Fibria. No encerramento das atividades, em fevereiro, os participantes apresentaram os projetos desenvolvidos para a comunidade, família e amigos.