Loading...

Notícia

Publicado: 13/04/2022 15:20h

Apoiado pela Suzano, Programa Colmeias dobra produção e número de beneficiados pela iniciativa em 2021

Apoiado pela Suzano, Programa Colmeias dobra produção e número de beneficiados pela iniciativa em 2021

No último ano, programa aumentou em 50% a quantidade de mel produzido gerando mais de R$1 milhão em renda para apicultores no MA, PA e TO 

As atividades apícolas desenvolvidas pelo Programa Colmeias têm desempenhado um papel fundamental na vida de muitas comunidades. E a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos, desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem trabalhado cada vez mais em prol do programa, que visa principalmente incentivar o fortalecimento da apicultura nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins.   

Atuando no âmbito da assistência técnica e tecnológica, o Colmeias oferece capacitação aos apicultores beneficiados, e, ao lado de profissionais especializados, são desenvolvidas atividades para aperfeiçoar a prática da apicultura, desde a atuação direta no campo até a comercialização dos produtos. Em 2021, o programa trabalhou diversas ações para garantir o avanço da cadeia apícola nas regiões onde atua, como o curso de introdução à apicultura, oferecido para produtores do assentamento Califórnia (MA), a capacitação dos apicultores de Angico (TO) para acesso ao pasto apícola das áreas da Suzano e a participação de 30  apicultores dos municípios de Dom Eliseu e Ulianópolis (PA), na AGROPEC 2021, onde puderam se reunir em um espaço exclusivo para a atividade apícola, palestras e rodadas de negócios. Além disso, o Programa Colmeias participou da Feagro, onde foram apresentados os produtos numa oportunidade de ampliar o mercado de comercialização.

Com a boa adesão das associações e comunidades às ações desenvolvidas, vieram também os bons resultados: o programa expandiu sua equipe técnica, recebeu novos produtores(as), e, ano passado, aumentou a quantidade de mel produzidos de 9kg para 18kg/caixa, reforçando a importância dos investimentos realizados pela iniciativa para toda a região. 

Com a expansão do programa no último ano, o efeito na geração de renda não poderia ser diferente: o Colmeias quadruplicou o faturamento em relação ao ano anterior, movimentando, em 2021, mais de R$1 milhão de reais com ações diretamente ligadas às atividades desenvolvidas,  beneficiando cerca de 345 pessoas em 2021, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

“Essa iniciativa reforça uma das prioridades da Suzano, que é de fortalecer a autonomia, gerando renda e desenvolvimento sustentável para as comunidades vizinhas de suas áreas de atuação. Hoje são mais de 115 famílias impactadas de forma positiva por meio do Colmeias.  Por isso, seguimos nessa parceria com as associações, com o objetivo de ver o programa se estabelecer mais regionalmente, evidenciando o potencial da cadeia produtiva de mel e impactando positivamente cada vez mais pessoas.” Finaliza André Becher, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Imperatriz.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Suzano
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras