Loading...

Notícia

Publicado: 23/10/2023 14:07h

Simulado de emergência de barragem é realizado em Ponte do Gama com apoio da Samarco

Simulado de emergência de barragem é realizado em Ponte do Gama com apoio da Samarco

A comunidade do distrito de Ponte do Gama, em Mariana, recebeu, nesse domingo (22/10), o simulado de emergência da barragem do Germano. A Samarco apoiou a ação promovida pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município. O treinamento foi realizado conforme as diretrizes do Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração da empresa (PAEBM) e contou com a parceria da Guarda Municipal, da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros.

Durante a agenda, a especialista em Riscos da Samarco, Melissa Manger, destacou que as obras de descaracterização da barragem do Germano seguem em estágio avançado com 65% das intervenções concluídas, de maneira segura.

“A estrutura se encontra estável e é monitorada 24 horas por dia, assim como todas as estruturas geotécnicas da Samarco. Com esse simulado estamos cumprindo mais um compromisso de levar à população importantes medidas de segurança”, afirmou Melissa.

Mais de 50 pessoas participaram do evento, que promoveu exercícios práticos e orientações sobre como se deslocar de forma segura para as rotas de fuga. Assim como simulados realizados em outros locais, as sirenes de alertas foram acionadas. O encontro contou com a participação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil, formado por moradores do distrito de Ponte do Gama.

A Samarco disponibilizou a infraestrutura, veículos e profissionais para atuar na ação. Os simulados são planejados e promovidos periodicamente nas zonas de autossalvamento. Em junho, deste ano, a empresa realizou um seminário orientativo em Ponte do Gama para divulgação do simulado e esclarecimentos sobre o PAEBM.

Gestão de barragens

As estruturas geotécnicas da Samarco permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições das estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes. A empresa possui um Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), e conta com cerca de 1.700 equipamentos, como câmeras, radares, piezômetros para garantir mais assertividade e segurança às operações.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras