Loading...

Notícia

Publicado: 06/06/2024 10:01h

Samarco promove Feiras Sustentáveis reunindo empreendedores locais de Minas Gerais e Espírito Santo

Samarco promove Feiras Sustentáveis reunindo empreendedores locais de Minas Gerais e Espírito Santo

A Samarco promove, a partir de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, duas edições da Feira Sustentável nos Complexos de Ubu (ES) e Germano (MG). Mais de 30 empreendedores locais, parceiros sociais da empresa, participam da iniciativa, que busca fortalecer o relacionamento com as comunidades onde a empresa atua, incentivando os produtores locais e contribuir para a economia sustentável. Os produtores terão a oportunidade de expor e vender artesanato como bolsas, acessórios e produtos da gastronomia. No Complexo de Ubu, também participam instituições da área ambiental parceiras, a exemplo do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPECmar) e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guarapari (Asscamarg). Em Germano, a feira contará com a participação de representantes do grupo de pesquisas em Tecnologias de Recuperação Ambiental e Social – Apicrim, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e com uma exposição sobre a microbacia do Parque Nacional Serra do Gandarela.

“Iniciativas como a Feira Sustentável estão alinhadas com a política de sustentabilidade da Samarco, que busca promover uma mineração diferente, em que os efeitos positivos das nossas operações sejam ampliados e compartilhados com as comunidades das áreas onde atuamos. É uma oportunidade de promover a economia local e a interação entre os empregados e contratados dos Complexos de Germano e de Ubu com os empreendedores das comunidades”, ressaltou a analista de Meio Ambiente da Samarco, Mariana Barcelos, gestora do Programa de Educação Ambiental (PEA).

Oportunidade de renda

Ana Maria Pereira Marques, fundadora da Rede EmpreenDelas, de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, contou que a feira é fundamental para abrir portas para a comunidade e fortalecer laços. “Como EmpreenDelas, é um sonho poder sair da nossa comunidade e levar não apenas nossos produtos, mas também expandir nossa rede de contatos e futuras parcerias”, pontuou. Proprietária do “Ana Bordados”, Ana Maria participou da última Feira Sustentável realizada em Germano, juntamente com associadas da Rede EmpreenDelas, quando venderam em um único dia R$ 3 mil em produtos de artesanato e gastronomia.

Empreendedora no município de Anchieta (ES), Edenise Ribeiro vai expor produtos da agroindústria familiar como doces, massas e biscoitos durante a Feira no Complexo de Ubu. “É importante para divulgar nossos trabalhos e gerar oportunidade de vendas”, afirmou.

Célia Antunes Passos, artesã e presidente da Associação Arte Mãos e Flores, do distrito de Antônio Pereira, disse que serão expostos produtos de artesanato sustentável e criativo feito pelas associadas. “Minha expectativa é levar o artesanato local para os funcionários da empresa, visando vendas e possíveis parcerias comerciais. Esse evento é importante para o desenvolvimento e movimentação da economia local’, destacou Célia.

Visibilidade

A confeiteira Maria de Fátima dos Santos vai participar da Feira Sustentável pela segunda vez. “Foi uma experiência muito boa, formos bem recebidas e as vendas foram um sucesso! Agora a expectativa é muito boa. É de grande importância esse espaço que a Samarco nos dá, ajuda muito na economia, e na divulgação do trabalho de várias empreendedoras, que muitas vezes não têm a visibilidade merecida”, destacou Maria de Fátima, que mora no distrito de Antônio Pereira. Também confeiteira, da comunidade Mãe-Bá (ES), Nadja Carvalho dos Santos disse que já vem recebendo apoio da Samarco, por meio do programa Força Local, que a incentivou a buscar a formalização do seu pequeno negócio. “A Samarco, no programa Força Local, me orientou a ter o Microempreendedor Individual (MEI) para fornecer nota fiscal e prestar serviço como empreendedor local”, contou, ao revelar que atualmente atua como fornecedora de lanches corporativos, inclusive, em eventos da Samarco. Najda vai participar da Feira Sustentável no Complexo de Ubu com uma gama variada de produtos, como pães, bolos, cocada, pudim e minipizza.

Feira Sustentável Complexo de Germano

Expositores: 11 parceiros sociais (entre associações e empreendedores individuais)

Produtos em exposição:

Artesanato: panos de prato, bolsas, nécessaires, tapetes, mochilas, bordados, livros de autores do município de Mariana, plantas ornamentais, musgos para ornamentação.

Gastronomia: Bolos e pães caseiros, bolo de pote, donuts, doces caseiros e cristalizados, bombons, chup-chup gourmet, torresmo pré-frito.

Participação de trancistas, que farão demonstrações de tipos de tranças e a venda de seus produtos para cabelo.

Participação de consultoras da Mary Kay que realizarão o autocuidado para os participantes da feira e a venda de seus produtos.

Feira Sustentável Complexo de Ubu

Expositores: 20 parceiros sociais (10 em cada dia)

Produtos em exposição:

Artesanato: panos de prato, bordados, crochê, patchwork, quadros e pinturas e artesanato em resina, em madeira, conchas e escamas de peixe.

Gastronomia: pães e bolos caseiros, salgados, doces, suspiros, pudim, bombons e bolos de pote.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company