A Samarco participou do 4º ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial (PEI) do Findeslab com os desafios Gêmeo Digital do precipitador eletrostático e desenvolvimento de um soft sensor para medição da eficiência de mistura para a pelotização do minério de ferro. As startups Infinite Foundry e CGVIX foram as vencedoras anunciadas, para os projetos de P&D, na sexta-feira (17/02), após a avaliação das soluções. A próxima fase é o detalhamento do plano do projeto e a assinatura do contrato.
Os desafios foram elaborados pela gerência de Engenharia de Processo, do Complexo de Ubu, em Anchieta (ES). "O Findeslab, além de fornecer o suporte para seleção das startups e execução dos desafios, é uma excelente janela para observação das tendências de mercado relacionadas a inovação", destacou o engenheiro de Processo Sênior da Samarco, Luís Sfalsin.
O Gêmeo Digital visa promover a manutenção baseada na condição do Precipitador Eletrostático, potencializando a redução de emissões atmosféricas, entre outros benefícios.
"É um programa muito importante para nós, visto que viemos do setor automobilístico e está nos ajudando a adequar nossa tecnologia às necessidades da mineração. Esperamos que a nossa tecnologia ajude a Samarco na jornada de sustentabilidade", contou o fundador da Infinite Foundry, Bruno Eisinger.
Entre os objetivos do desafio “desenvolvedor de um soft sensor” está a otimização do processo de queima devido a pelotas com maior qualidade e mistura de carvão mais homogênea.
“Como uma empresa capixaba, estamos muito motivados para iniciar a fase de desenvolvimento da solução com a Samarco, uma empresa fundamental no desenvolvimento econômico e social do nosso estado", ressaltou o consultor técnico da CGVIX, Raphael Cruz Alves.
Mais informações sobre os desafios estão disponíveis no portal: https://findeslab.com.br/desafio-samarco-2022/.