Loading...

Notícia

Publicado: 28/06/2022 14:47h

Samarco orienta moradores de Padre Fialho sobre Plano de Ação de Emergência para Barragens

Samarco orienta moradores de Padre Fialho sobre Plano de Ação de Emergência para Barragens

Nesse domingo (26/06) foi a vez da comunidade do distrito de Padre Fialho, em Matipó, participar do seminário orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) Barragem EBII.A ação foi promovida pela Samarco, em parceria com a Defesa Civil de Matipó e o Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu.

O seminário foi realizado no salão paroquial de Padre Fialho e teve como principais objetivos explicar o PAEBM e orientar a população para o caso de situações de emergência da estrutura, visando aumentar a capacidade de resposta na preservação da vida.

A especialista em riscos da Samarco, Melissa Manger, lembrou que o seminário é uma oportunidade de dialogar e apresentar às comunidades a forma com que a empresa gerencia os processos de segurança geotécnica, e uma das bases para preparação dos simulados práticos de emergência.

“É um passo importante para termos proximidade com a comunidade, um momento de diálogo para comunicar sobre as áreas de risco, esclarecer as dúvidas, informar sobre a rotas de fuga e pontos de encontro, além de orientar sobre como preservar a sinalização. Como próximo passo, estamos nos preparando para a realização de simulados práticos nas comunidades, previstos para ocorrerem ainda neste ano”, afirmou Melissa. O seminário orientativo já foi realizado em Ponte do Gama, no dia 12 de junho, e no distrito de Camargos, no dia 14 de maio.

Estruturas estáveis

Nos últimos anos, a Samarco ampliou o Sistema Integrado de Segurança com o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que monitora suas estruturas geotécnicas 24 horas por dia, sete dias por semana. O Centro conta com cerca de 1.500 equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas responsáveis por realizar inspeções visuais e interpretação sistemática dos resultados dos instrumentos automáticos e manuais. O monitoramento geotécnico é realizado de acordo com as principais práticas de segurança da engenharia e de forma integrada. As estruturas também são acompanhadas por auditorias independentes e possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras