Loading...

Notícia

Publicado: 11/07/2022 20:03h

Samarco capacita 51 empresas mineiras e capixabas por meio do Força Local

Samarco capacita 51 empresas mineiras e capixabas por meio do Força Local

O Força Local entregou, nos últimos dias, certificados para 51 empresas mineiras e capixabas que participaram do 1° Ciclo do Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores Locais (PDQF) de 2022. Foram 26 certificados entregues aos fornecedores mineiros, e outros 25 no Espírito Santo. A iniciativa promoveu a capacitação de fornecedores de municípios que recebem a Samarco em Minas Gerais e no Espírito Santo, com atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2022. Participaram empresários de Ouro Preto, Mariana, Santa Bárbara e Catas Altas, de Minas Gerais; Guarapari, Anchieta e Piúma no Espírito Santo.

“O Força Local trouxe uma oportunidade para que empresários se capacitem e se tornem cada vez mais preparados para atender as exigências do mercado de maneira efetiva, contribuindo para o desenvolvimento em seus processos de gestão e potencializando seus resultados”, destacou a gerente-geral de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela.

O diretor Financeiro, Suprimentos e TI da Samarco, Gustavo Selayzim, destacou a importância do Força Local para o desenvolvimento das empresas nos municípios onde a Samarco atua. “Acredite no seu negócio e faça diferente. Sempre falo que esse lema também tem sido utilizado pela Samarco na sua retomada que é focar em sua produção e voltar com 100% da sua capacidade até 2029. Na nossa retomada temos feito diferente ao investir em programas como o Força Local e operado com novas tecnologias para disposição dos nossos rejeitos ao empilhá-los a seco”, afirmou.

Os participantes receberam consultorias e orientações de como fomentar o crescimento do negócio, qualificar tecnicamente seus empregados para melhorar a produtividade e a qualidade dos serviços das suas empresas. Os encontros abordaram planejamento estratégico, saúde e segurança do trabalho, gestão financeira e de pessoas, gerenciamento de projetos, entre outros.

“O programa foi um divisor de águas para a nossa empresa, com um método que funciona e trouxe resultados muito rápidos. A gente aprendeu muita coisa, principalmente nas questões sobre contratação de nova equipe, além de dicas sobre planejamento estratégico”, afirmou Thyarles Sarter Duarte, proprietário da Eletroduarte, localizada em Santa Bárbara (MG).

Jean Carlos Beccalli e Saul Quinderé, representantes da Manterflex, empresa localizada em Anchieta (ES), destacaram a importância da ação. “Para a Manterflex e demais empresas da região, este momento é importante, pois alcançamos os nossos objetivos com a certificação do Força Local. Vemos o desenvolvimento e o potencial das empresas, e o programa tem a capacidade de ampliar nosso olhar sobre como crescer e transformar o nosso negócio, entender o mercado e estar atento às oportunidades”, disseram.

Rodada de Negócios

O Força Local também promoveu a 2ª Rodada de Negócios para os fornecedores locais do Espírito Santo e Minas Gerais. Foi uma oportunidade para as empresas apresentarem os seus serviços e produtos às equipes responsáveis por compras da Samarco e de fornecedores parceiros. As empresas GRSA e Manserv participaram da rodada capixaba e, na mineira, as empresas Continental, Consórcio Ápia, Nexux e Manserv. As rodadas também são importantes para que os participantes conheçam as demandas das empresas que são divididas por categorias como construção civil, metalomecânica, material hidráulico, segurança, administrativo e diversos.

A especialista em Governança de Suprimentos e coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo, destacou a importância da participação dos fornecedores para o desenvolvimento das atividades do Força Local. “Seguimos firme no propósito de promover o desenvolvimento dos nossos fornecedores locais, para além da mineração, para que possam ultrapassar fronteiras”, disse.

Força Local

O programa visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios que recebem a Samarco em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa é baseada nos pilares políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação. Por meio do programa também são promovidos workshops, palestras e seminários como forma de melhorar e preparar profissionais e empresas para o mercado de trabalho. O Força Local é realizado em parceria com as entidades de classe dos municípios.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos