Loading...

Notícia

Publicado: 10/10/2023 09:41h

Samarco apresenta soluções inovadoras no 1° Congresso Internacional de Open Innovation

Samarco apresenta soluções inovadoras no 1° Congresso Internacional de Open Innovation

A Samarco participou do 1° Congresso Internacional de Cases de Open Innovation, realizado entre 3 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro, com a apresentação de duas soluções inovadoras: Bloqueio Remoto de Energias e Secagem de Minério por micro-ondas, durante a sessão técnica sobre inovações em ESG (sigla em inglês para meio ambiente, sociedade e governança). O encontro, que integra a Rio Innovation Week (RIW), maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, reuniu novas práticas e seus impactos para a inovação aberta no Brasil e no mundo.

“Além de compartilhar nossos projetos, a iniciativa amplia o conhecimento sobre soluções para novos desafios, contribuindo para avanços em prol da mineração do futuro, além da oportunidade de novos negócios em inovação”, destacou a líder de Inovação, Alessandra Prata.

A Open Innovation Week é organizada pela “100 Open Startups”, plataforma líder no movimento de Open Innovation no Brasil, que apoia corporações e startups na prática de inovação aberta.

“Foi muito bom participar do congresso e apresentar um case de uma solução sobre bloqueio de energia, que nasceu por uma demanda das nossas áreas e foi conduzido pelo Mining Hub. Tive a oportunidade de conhecer novas tecnologias e tendências de mercado, bem como a importância das startups para auxiliar na busca de inovações para os nossos produtos, problemas e situações do dia a dia.“ destacou o supervisor de Manutenção Elétrica, Edmar Borges.

Projetos da Samarco

O ‘Bloqueio Remoto de Energias’ é um desafio proposto no Mining Hub. A solução foi desenvolvida em conjunto com a startup InpsEasy para criar um sistema inteligente de bloqueio digital para ativos industriais. A prática permite bloqueios e desbloqueios de fontes de energias em máquinas e equipamentos, por meio de dispositivos de sensoriamento, processamento de dados e plataforma interativa. Os resultados demonstram que o bloqueio digital fortalece as barreiras de controle e apresenta melhoria na produtividade, agilizando novas solicitações e evitando várias idas às fontes. Além de permitir gerenciar temporalmente, qualitativa e quantitativamente os bloqueios realizados.

Já o trabalho ‘Secagem de Minério por micro-ondas’ advém de uma parceria da Samarco com a EMBRAPII e o Centro de Inovação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senai). Foi desenvolvido um protótipo para a realização de pesquisas utilizando micro-ondas como fonte alternativa (e potencialmente renovável) de energia para a secagem de minério e pelotas, constituído por um sistema de monitoramento e coleta de dados que aumenta a confiabilidade dos resultados e gera mais segurança para a operação. O modelo foi desenvolvido respeitando os aspectos inerentes a vazamentos de micro-ondas.

“A tecnologia tem grande potencial de otimizar o processo produtivo, além de contribuir para descarbonização das operações. Os resultados demonstram a importância de promovermos a abertura e a colaboração com o ecossistema de inovação e, com isso, criarmos novos conhecimentos, reduzindo riscos e compartilhando valor”, ressaltou o gerente de Desenvolvimento e Inovação, Bruno Pimentel.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras