Loading...

Notícia

Publicado: 21/07/2022 12:36h

Samarco adota uso de robô para secagem de finos de minério de ferro

Samarco adota uso de robô para secagem de finos de minério de ferro

Automatização do processo reduziu o tempo da entrega de resultados ao sistema de controle 

O processo de pelotização da Samarco passou a contar com um robô para medição de umidade de finos de minério de ferro a partir de junho deste ano. O equipamento está instalado na saída de filtragem que abastece a usina 4 do Complexo de Ubu, em Anchieta (ES).  A automatização do processo trouxe agilidade e eficiência ao processo de medição de umidade, reduzindo o tempo de entrega do resultado para a sala de controle em uma hora e trinta minutos. O procedimento anterior era realizado manualmente no laboratório e demandava duas horas. Agora a entrega do resultado ocorre em 30 minutos.    

“O robô coleta a amostra de finos de minério de ferro – o pellet feed - faz pesagem do material úmido, e leva a amostra ao secador infravermelho. Ao final da secagem, o robô busca a amostra e a coloca na balança para uma nova pesagem, agora do peso seco. Então o sistema de controle da usina, que faz a orquestração de todos os equipamentos da célula robótica, calcula a umidade conforme a diferença de peso”, explicou o engenheiro de automação, Luciano Rocha.     

Entre os principais benefícios do sistema robotizado, Luciano destaca uma maior repetitividade e máxima reprodutibilidade dos resultados de umidade, uma vez que a influência de diferentes operadores é nula. Com a medição que chega com maior velocidade, a equipe da Sala de Controle da Filtragem também pode compreender melhor o andamento do processo e ajustar seus parâmetros para produzir com a qualidade conforme a meta.       

A novidade trouxe resultados positivos, propiciando mais informações para o sistema de controle avançado nessa etapa do processo de produção de pelotas em Ubu. A concepção, o projeto e a programação do robô foram realizadas pela Samarco, em parceria com a empresa Robotics, que fabricou e montou o sistema.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras