Iniciativa contempla consultoria do estilista, oficinas de capacitação e criação de uma coleção de produtos artesanais e gastronômicos
A Fundação Renova, a Associação de Cultura Gerais (ACG) e o estilista Ronaldo Fraga lançam mais uma parceria: o projeto Rio Doce, Doce Mar. Com foco na economia local e geração de renda, a ação será norteada a partir do resgate das tradições das comunidades de Regência e Povoação, em Linhares, no Espírito Santo.
A iniciativa envolve uma série de oficinas presenciais e virtuais sobre artesanato, bordado, costura, gastronomia, gestão, educação financeira, empreendedorismo, mídias sociais e ferramentas digitais. Consultores técnicos e artistas locais vão desenvolver uma coleção exclusiva de produtos artesanais e gastronômicos.
Marketing territorial
Além do mapeamento cultural e socioeconômico, será desenvolvido um plano de marketing territorial, a partir de um diagnóstico dos saberes e fazeres tradicionais das comunidades. A analista Andrea Furtado conta que as comunidades serão a base para o desenvolvimento da coleção de produtos. “Vamos sensibilizar esses atores e capacitá-los com ferramentas de gestão, ferramentas online, precificação, material gráfico. No caso da gastronomia, por exemplo, trabalharemos a tabela nutricional”, completou. A expectativa é que o projeto seja desenvolvido até outubro de 2023, no lançamento da coleção Rio Doce, Doce Mar, pelo estilista Ronaldo Fraga.
Minha Casa em Mim
Ronaldo Fraga e a ACG são parceiros da Fundação Renova desde 2018, quando o estilista iniciou o trabalho com as bordadeiras de Mariana e Barra Longa, em Minas Gerais. De 2019 a 2021, a parceria se estendeu a outros grupos produtivos da região, resultando na coleção Minha Casa em Mim, que contou com produtos confeccionados pelos artesãos mineiros e participação no desfile do estilista na São Paulo Fashion Week de 2020.
Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga é mineiro, formado em Estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ganhou o mundo tendo suas criações integradas, para além das passarelas, a exposições, filmes e livros, dentro e fora do Brasil. Além da marca própria, o estilista desenvolve projetos de aculturação de design e geração de renda em todo o Brasil.