Respeitar as pessoas é um valor inegociável para a Samarco. Alinhada aos seus compromissos de fazer uma mineração diferente, segura e inclusiva, no dia 28/06 - data dedicada ao Dia do Orgulho LGBTI+ - a empresa convida seus (as) empregados (as), lideranças e toda a sociedade a refletir sobre o preconceito e a violência que tantas pessoas enfrentam em função da orientação afetivo-sexual ou da identidade de gênero. Essa é uma oportunidade para educar, dar visibilidade e promover a igualdade.
Nos últimos anos, a empresa avançou em conquistas para que as pessoas LGBTI+ encontrassem na Samarco um ambiente de trabalho mais saudável a todos (as) como: extensão de benefícios a famílias homoafetivas, inclusão do nome social na identificação pessoal e sistemas corporativos, cobertura em plano de saúde para tratamento hormonal e cirurgia de redesignação, dentre outros.
Além disso, estão em curso ações conjuntas ao Programa de Diversidade, Equidade & Inclusão para aumentar a representatividade de mulheres, negros (as), pessoas com deficiência e LGBTI+, incluindo o desenvolvimento de suas carreiras na Samarco.
O programa também abrange iniciativas como atração, engajamento de lideranças e empregados (as) para o amadurecimento do tema no negócio. “Desde o lançamento do nosso Programa DE&I, a Samarco formou grupos de empregados (as) focados nas temáticas de gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBTI+, que são protagonistas e disseminadores nesta jornada de evolução cultural.
Embora tenhamos um desafio expressivo e saibamos que é uma longa jornada, estamos felizes com os avanços obtidos até aqui e conscientes da importância de persistirmos com as próximas ações”, afirma a coordenadora de Desenvolvimento Organizacional, Érica Monteiro.
Erica lembra, ainda, que conforme é expresso no Código de Conduta da Samarco “não toleramos preconceitos, discriminações, assédio sexual ou moral, nem qualquer forma de abuso ou desrespeito”. Desde 2019, homofobia configura crime no Brasil, assim como o racismo. Denuncie.
O Canal de Ética pode ser acessado por meio do telefone 0800 377 8002 (24 horas por dia, 7 dias por semana), pelo e-mail canaldeetica@samarco.com, ou pelo Canal Confidencial https://www.canaldeetica.com.br/samarco/.