Ação faz parte do pacote de projetos realizado pela Fundação Renova na foz do Rio Doce, com ações de fomento à economia, ao turismo e à qualidade de vida
Os moradores de Povoação, em Linhares, ganharam um novo espaço de lazer no distrito. Construído pela Fundação Renova, o parque público conta com balanços, playground, gangorras, entre outros brinquedos projetados por uma empresa especializada. O espaço também tem brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
A entrega oficial à comunidade aconteceu no último sábado (23), com participação do presidente da Associação dos Moradores de Povoação, Jocenilson Cirilo Mendonça, do analista de Programas Socioeconômicos da Fundação Renova, Dihego Pansini, e do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Linhares, Lucas Scaramussa. Na entrega, as crianças puderam aproveitar os brinquedos e as ações de recreação preparadas para os pequenos. O parque, que fica ao lado da igreja católica do distrito, atende à necessidade levantada pelos moradores de proporcionar ao público infantil novas possibilidades de entretenimento.
O mesmo projeto foi entregue à comunidade de Regência, em março deste ano. As estruturas nas duas localidades fazem parte de um pacote de projetos a curto prazo que está sendo executado pela Fundação Renova na foz do Rio Doce. A região, impactada pelo rompimento da barragem de Fundão, está recebendo ações que contemplam infraestrutura, geração de emprego e renda e fomento do turismo e da qualidade de vida dos moradores.
Recursos
Apenas para essa primeira etapa de projetos, está previsto um aporte inicial de mais de R$ 3,5 milhões para as ações na região da foz, onde vivem cerca 4 mil pessoas. Entre as iniciativas estão grupos de costura para fomentar a economia local, áreas de lazer, qualificação profissional para os moradores, horta comunitária, apicultura, passarela ecológica, reforma da Estação de Tratamento de Água de Regência e piscicultura. Outros projetos estruturantes e a longo prazo também serão realizados nos distritos.
Todas as iniciativas foram sugeridas pelas comunidades e estruturadas pela Renova, por meio de construção coletiva. Para a realização das ações, será priorizada a contratação de mão de obra da própria comunidade. Os projetos têm o objetivo de impulsionar o turismo e melhorar a qualidade de vida dos moradores, além de garantir novas alternativas de renda para a população, diversificando a economia local.