Loading...

Notícia

Publicado: 04/10/2023 12:31h

Inscrições gratuitas para participação em laboratórios de robótica e eletrônica estão abertas em MG e no ES

Inscrições gratuitas para participação em laboratórios de robótica e eletrônica estão abertas em MG e no ES

O Include, programa idealizado pelo Instituto Campus Party, prevê atendimento a 600 alunos em Mariana e Governador Valadares (MG), além de Linhares (ES) 

Estão abertas as inscrições para alunos de escolas públicas interessados em participar dos laboratórios tecnológicos do Projeto Include, realizado pelo Instituto Campus Party, em parceria com a Fundação Renova, nos municípios de Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo.  

O Include consiste em laboratórios para a introdução à robótica e à eletrônica, com o objetivo de fornecer oportunidades de formação tecnológica para 600 alunos de 8 a 18 anos nos três polos.   

As inscrições para a seleção dos alunos, ficam disponíveis até o dia 15 de outubro, pelo site do Instituto Campus Party. O programa, que tem duração de dois anos, com turmas semestrais, busca contribuir para o fortalecimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo nos três municípios. 

“A metodologia Maker, proposta do Laboratório Include, é uma excelente escolha para capacitar crianças e jovens de forma prática, desenvolvendo habilidades diversas no meio tecnológico. Eles são encorajados a assumir o papel de líderes e a buscar soluções para os desafios que enfrentam. Isso os torna mais independentes, confiantes e responsáveis, características que são fundamentais para o seu desenvolvimento e que compõe a visão de futuro da reparação socioeconômica promovida pela Fundação Renova”, conta Ana Lage, coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova. 

Os requisitos para inscrição são: ser estudante de escola pública, ter entre 8 e 18 anos de idade e ter interesse em tecnologia. 

Laboratórios tecnológicos  

Os laboratórios tecnológicos contam com diversas ferramentas, circuitos e equipamentos, como impressora 3D, óculos de realidade virtual, drone, entre outros. Os participantes também receberão noções de programação e eletrônica. Para viabilizar o funcionamento de cada laboratório, serão contratados e capacitados monitores bolsistas em cada polo. Eles atuarão no apoio aos estudantes envolvidos no programa.  

Include 

Além de oferecer formação tecnológica de qualidade, o projeto estimula o aprendizado prático e a criatividade dos alunos, a partir de uma metodologia mão na massa. Ao longo da iniciativa, os participantes terão acesso a aulas e atividades que abrangem fundamentos para proporcionar conhecimento para elaboração de projetos experimentais. 

Os projetos-destaque dos alunos serão apresentados em Mini-Mostras na Campus Party, em São Paulo, um dos maiores eventos de tecnologia do país, nas edições de 2024 e 2025. Essa oportunidade permitirá que os estudantes apresentem seus talentos e ideias inovadoras para um público amplo e diversificado. 

"Por meio do Include abrimos portas para um mundo de possibilidades para crianças e jovens que muitas vezes não têm acesso a recursos tecnológicos em seu cotidiano. A inclusão vai além de apenas ter acesso a ferramentas tecnológicas e digitais, ela implica garantir que todos tenham acesso a conhecimentos, habilidades e oportunidades no mundo tecnológico e digital”, explica Sidiane Zanin, Diretora do Instituto Campus Party. 

Inscrições para o projeto Include
Período: 20 de setembro a 15 de outubro
Localidades: Mariana e Governador Valadares (MG) e Linhares (ES)
Link: https://institutocampusparty.org.br/inscricao-de-alunos/ 

Sobre a Fundação Renova 
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Renova
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras