Empreendedores participaram do Pilar de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores em 2023
A Samarco, por meio do programa Força Local, entregou certificados para 217 fornecedores de Minas Gerais e do Espírito Santo, que concluíram o 3º Ciclo do Pilar de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (PDQF), durante encontros realizados nessa terça-feira (27/02), em Mariana (MG), e na última semana, em Guarapari (ES). As capacitações dos empreendedores foram promovidas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2023. Em Minas Gerais, participam da iniciativa fornecedores de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara. E no Espírito Santo, de Guarapari, Anchieta e Piúma.
“Estamos no momento de retomada gradual das operações e teremos o aumento de 30% para 60% da nossa capacidade produtiva até o primeiro trimestre de 2025. Isso irá demandar a contratação de mais serviços e insumos. Então é gratificante ver que o Força Local está qualificando cada vez mais pessoas para receber essa demanda que vem da Samarco e das contratadas também, gerando fomento à economia da região”, destacou o gerente-geral de Operações do Complexo de Germano (MG), João Calmon.
Entre agosto e dezembro do ano passado, as jornadas do programa foram divididas nas seguintes temáticas: Empretec, MEI, Gestão de Pessoas( Líder Coach), Gestão Competitiva, Vender Mais. A iniciativa ofertou cursos e consultorias para preparar os empreendedores a lidar com os desafios do negócio.
“Nosso principal objetivo é desenvolver os territórios onde a Samarco atua. Queremos fomentar negócios, contribuindo para o desenvolvimento local, aumentar e capilarizar a geração de renda e preparar as empresas a ampliarem os seus negócios”, destacou a gerente-geral de Suprimentos, Ailana Vilela.
Experiência de Fornecedores
“Agradeço a oportunidade de evoluir constantemente e aprender com as iniciativas que o programa oferece. O desdobramento positivo vai além do aspecto de metas, porque gera uma mudança cultural na empresa. E gradativamente construímos um ambiente de trabalho que vise a melhoria contínua para nossos colaboradores e para a sociedade civil que a gente se relaciona. Para este ano temos que aproveitar e participar de forma ativa de todas as atividades”, ressaltou o gerente administrativo da empresa JM, de Santa Bárbara (MG) , Daniel Bastos.
“É o primeiro ano da nossa participação no Força Local. O programa nos ajudou a ampliar o conhecimento sobre o nosso próprio negócio, melhorando a nossa empresa como um todo. Durante a jornada de capacitação tivemos consultorias e planejamentos que fizeram toda a diferença no processo. Também tivemos a oportunidade de aumentar as parcerias e ampliar a rede de contatos”, ressaltou a proprietária da empresa Mulheres Prendadas, Mirella Pelissari, do município de Guarapari.
Força Local
O programa visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios que recebem a Samarco em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa é baseada nos pilares políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação. Por meio do programa também são promovidos workshops, palestras e seminários como forma de melhorar e preparar profissionais e empresas para o mercado de trabalho. O Força Local é realizado em parceria com as entidades de classe dos municípios.