Loading...

Notícia

Publicado: 12/06/2022 00:54h

Estrada pavimentada com rejeitos de minério completa 10 meses de conclusão

Estrada pavimentada com rejeitos de minério completa 10 meses de conclusão

Visita técnica de representantes da Samarco, das prefeituras de Mariana e Ouro Preto e de instituições, foi realizada no local 

Após 10 meses da conclusão das obras de pavimentação e drenagem realizadas na estrada que liga os distritos de Constantino, Goiabeiras e Cuiabá, representantes da Samarco, de instituições e das prefeituras de Mariana e Ouro Preto realizaram uma visita técnica ao local, na última terça-feira (07/06). As intervenções alcançaram 11 quilômetros da área, mantendo o traçado original e as características do entorno. Além das mais de 500 famílias que residem nos distritos, as intervenções trouxeram melhorias, como a redução do tempo de viagem e mais segurança para a população que transita pelo local.

A pavimentação foi executada a partir do reaproveitamento de rejeitos de minério. “A iniciativa proporciona o reaproveitamento do rejeito em grande quantidade, aumento de resistência, redução de poeira, elimina a geração de lamaçais e atoleiros nas estradas em período de chuva”, destacou o diretor- executivo da Ecomud, Vitor Hugo Ferreira dos Santos, ressaltando o diferencial do material utilizado nas obras, de baixo custo e capaz de preservar o aspecto natural do solo.

A startup Ecomud, apadrinhada pela Samarco no Desafio MinerALL, desenvolveu o projeto e foi a responsável pela execução dos trabalhos. A empresa utiliza rejeitos da Samarco como matéria-prima para a pavimentação.

“Antes não tinha como vir trabalhar. Tinha muito buraco, pedra e terra. Agora que vocês arrumaram não tem coisa melhor, por causa do minério que foi colocado. O movimento da estrada está uma beleza. Melhorou demais”, comemorou o senhor Juquinha, morador de Constantino.

A iniciativa da Samarco é resultado de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) e a Prefeitura de Mariana. Além do grupo de trabalho “Aproveitamento de Rejeito” do Plano de Apoio à Diversidade Econômica (PADE), da Samarco, participaram da visita os representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, de Agropecuária e de Obras de Mariana, do Instituto Federal de Minas Gerais, da Plan Soluções, da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, e da Agência de​ Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap).

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Pedro Nunes, lembrou que a previsão para utilização do material é uma das propostas do plano.    “O rejeito de minério vem superando as nossas expectativas de qualidade e conservação das nossas estradas vicinais. Iniciaremos mais uma base no distrito que interliga os subdistritos de Mainart e Vargem”, disse Pedro Nunes.      

PADE

O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) é uma condicionante da Licença de Operação Corretiva (LOC), obtida pela Samarco em 2019. O PADE teve início em setembro de 2020, sendo executado nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante 15 meses em parceria entre poder público, setor produtivo e sociedade civil, foram entregues neste ano para as prefeituras. O principal objetivo é criar um sistema de Governança entre as instituições locais a partir de oportunidades da identificação e mapeamento de potencialidades, por meio da interação com as principais instituições de cada município.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Samarco
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras