As profissionais contratadas ou promovidas como supervisoras de várias áreas nos complexos de Germano, em Mariana (MG), e de Ubu, em Anchieta (ES), foram apresentadas durante encontro promovido pela Samarco na segunda-feira (19/02). As contratações realizadas nos últimos seis meses fazem parte do Programa Supervisoras, que está entre as iniciativas da empresa para aumentar a representatividade do público feminino no setor.
Antes de ocupar as funções em áreas como mina, beneficiamento, automação e instrumentação, manutenção, produção e porto, as 16 mulheres (11 em Germano e cinco em Ubu) irão passar por uma jornada de desenvolvimento, que oferece uma série de atividades para capacitação profissional, até abril deste ano.
Entre as temáticas envolvidas na capacitação estão a segurança do trabalho, meio ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, instrumentos para a gestão de pessoas e peculiaridades do nosso negócio. “Sabemos do potencial dessas empregadas e queremos proporcionar o aprofundamento no negócio e o desenvolvimento de habilidades, para que elas tenham sucesso e satisfação na realização dos trabalhos, além de compartilhar do nosso propósito de fazer uma mineração diferente. Também é importante destacar que priorizamos as contratações de pessoas das comunidades onde atuamos”, ressaltou a gerente de Atração e Desenvolvimento da Samarco, Adriana Gomes.
“Como natural de Mariana, fico feliz em trabalhar em uma empresa com tanta representatividade. Vejo na Samarco uma mineração diferente, preocupada com a questão ambiental e com a segurança. Sinto acolhimento e respeito da empresa e me identifico com os valores que são próximos aos meus princípios. Eu tenho muita gratidão por participar desse programa, que é um momento de desenvolvimento profissional. Vejo como um período de transformação”, destacou a supervisora de Mineração, Raiza Kelen Santos.