Além de ato público, projeto participará de seminário, em que serão discutidos temas relacionados à violência sexual
No período de 18 a 23 de maio, o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), em parceria com a Petrobras, participará de ações de mobilização, sensibilização e informação à sociedade em defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Manaus (AM) e Oiapoque (AP). A iniciativa integra o projeto Mobilizar e Agir e contará ainda com o apoio do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA), Rede ECPAT Brasil e suas organizações filiadas.
A campanha tem como referência o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que transcorre no dia 18. As ações contribuem para a promoção e visibilidade da Rede de Proteção do Amazonas e do Amapá.
No Oiapoque, no dia 18, no Fórum da Comarca da cidade, ocorre das 8h às 12h um ciclo de palestras para os profissionais da Rede de Proteção e convidados. Também haverá panfletagem em bares, hotéis, estabelecimentos comerciais e no cais do porto do município, em uma parceria da Rede de Proteção com a Associação de Desenvolvimento, Prevenção, Acompanhamento e Cooperação de Fronteiras.
Em Manaus, no dia 18, das 8h30 às 11h30, na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEVSCA) realiza o ato público “Faça Bonito vai à praça”. Crianças e adolescentes do projeto Mobilizar e Agir farão atos de sensibilização por meio de brincadeiras e de atividades lúdicas e culturais.
Nos dias 22 e 23, das 8h30 às 16h, no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa, a Rede de Proteção do Amazonas promove seminário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes e os desafios pós-pandemia. Serão abordados temas como resgate histórico e cenário atual da política de atenção às vítimas, metodologias de prevenção e crimes sexuais na internet.
O Seminário é iniciativa do CEVSCA, do IACAS (em parceria com a Petrobras), Rede Ecpat Brasil, Fundação de Vigilância Sanitária e Ministério Público do Trabalho.
Patrocinado pela Petrobras, o projeto Mobilizar e Agir é executado pelo IACAS, uma das entidades que compõem A Rede de Proteção do Amazonas. O projeto, iniciado em novembro de 2020, tem como objetivo a promoção e o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes, contribuindo para o protagonismo infantojuvenil em comunidades das cidades de Manaus e Coari, no estado do Amazonas, e no Oiapoque, no estado do Amapá.