Loading...

Notícia

Publicado: 26/08/2025 15:10h

Produção de biocombustíveis impulsiona nossa liderança na transição energética justa

Produção de biocombustíveis impulsiona nossa liderança na transição energética justa

Em um mundo cada vez mais atento às mudanças climáticas, poucas questões são mais importantes do que a busca por fontes energéticas que sejam, ao mesmo tempo, eficientes e com baixo impacto de carbono. E é aí que entram os biocombustíveis. Eles são fundamentais para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a diversificação de fontes de energia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. 

Mas o que são esses produtos? São combustíveis derivados de fontes renováveis de biomassa, como plantas e animais, e podem substituir combustíveis fósseis em motores e outras formas de geração de energia. 

Ao investir em pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis, reforçamos o compromisso de liderar uma transição energética justa e responsável, que não deixe ninguém pra trás, sempre buscando equilibrar as necessidades energéticas do país com a sustentabilidade ambiental. 

Programa BioRefino 

O Programa BioRefino materializa em nossa estratégia a redução de emissões proporcionada por uma nova geração de combustíveis sustentáveis. Serão investidos US$ 1,5 bilhão até 2029 para o desenvolvimento de diferentes biocombustíveis, o que irá aprimorar nosso portfólio de produtos de baixo carbono. 

Os destaques do programa são os combustíveis mais modernos e sustentáveis que estamos produzindo, como o Diesel R, com conteúdo renovável gerado pelo coprocessamento de diesel tradicional com óleo vegetal ou gordura animal, o SAF (biocombustível de avião), que atende a todos os requisitos do querosene de aviação convencional, e o Bunker Petrobras (combustível sustentável para navio), produzido a partir de uma mistura de 76% em volume de óleo bunker mineral e 24% em volume de biodiesel. 

Quer saber mais sobre esses combustíveis? No primeiro episódio desta temporada, o podcast Nossa Energia, que foi gravado no nosso Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação, o Cenpes, mergulhamos no universo dos biocombustíveis, que já fazem parte do presente e serão, cada vez mais, essenciais no futuro da transição energética justa. 

Clique aqui e veja o podcast na íntegra: A energia que vem dos biocombustíveis | Nossa Energia 

Biogás: bactérias geram material para combustível sustentável 

Estamos atuando no desenvolvimento de tecnologias que vão propiciar, no futuro, biocombustíveis avançados, de maior sustentabilidade, que vão proporcionar maiores abatimentos de emissões de CO2. O objetivo é, por exemplo, a conversão de resíduos urbanos, para a inserção do biometano, o gás que é formado em aterros sanitários ou através de transformações de resíduos orgânicos em metano e CO2. 

Como parte do nosso compromisso com a transição energética justa, estamos atentos ao potencial do biogás [Biogás: bactérias geram material para combustível sustentável] e dos seus derivados. Seja por meio de ações como a chamada de propostas para aquisição de biometano, visando descarbonizar nossas operações, seja dialogando com parceiros comerciais, para a criação de plantas industriais para a produção dessa fonte sustentável de energia. 

Seguimos investindo na produção de biocombustíveis, porque acreditamos que uma transição energética justa é essencial para o futuro do país e do planeta, e para isso, estamos fazendo a nossa parte.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company