Nesta terça, 10 de dezembro, foi lançado no Rio de Janeiro o movimento internacional Designed to Move (Desenhado para o Movimento), capitaneado pela Nike. A Petrobras será uma das líderes do movimento no Brasil, que estuda as causas e principais problemas relacionados ao sedentarismo infantil e incentiva a prática de atividades físicas entre crianças.
O relatório do movimento aponta que as crianças brasileiras são as menos ativas da América Latina. E, se a tendência atual continuar, em 2030 os brasileiros serão 34% menos ativos do que eram em 2002 - o que acarretará uma redução na expectativa de vida que terá um custo para o país de US$ 11,8 bilhões por ano. O estudo mostra ainda que a inatividade física atingiu proporções epidêmicas e cresce a uma velocidade alarmante, o que representa uma séria ameaça à saúde, à felicidade e à prosperidade das pessoas, comunidades e nações.
A Petrobras é uma das 28 empresas e instituições brasileiras que se comprometeram a trabalhar para criar experiências positivas para as crianças em esportes e atividade física desde cedo e integrar a atividade física ao dia-a-dia. Além da Nike, também são parceiras do movimento o Ministério do Esporte, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Ministério da Saúde, e Banco Interamericano de Desenvolvimento, entre outras.
Como parceira do movimento, a Petrobras se compromete a incentivar a prática esportiva entre crianças brasileiras. A empresa patrocina desde 2010, por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, 51 projetos no segmento de esporte educacional, com destaque para os Centros de Referência Esportiva no Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em novembro deste ano, a Petrobras lançou uma premiação para identificar, premiar e certificar experiências pedagógicas de esporte educacional. O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional está com inscrições abertas até 5 de fevereiro no site www.petrobras.com.br/premioesporte.
De acordo com a coordenadora de Investimentos Sociais da Petrobras, Gabriela Peixinho, a parceria com o movimento reforça o compromisso da Petrobras com o desenvolvimento do esporte no Brasil. "Historicamente apoiamos projetos capazes de contribuir para a democratização do acesso de crianças e adolescentes ao esporte, e agora estamos unindo esforços aos diferentes setores da sociedade com o propósito de ampliar o acesso ao esporte, e reverter o quadro de epidemia de inatividade física", afirma Gabriela, que representará a companhia na cerimônia de lançamento do movimento.
Também estiveram presentes no evento o coordenador das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, o CEO Global da Nike, Mark Parker, e o atleta paraolímpico brasileiro, Alan Fonteles.
Sobre o Movimento
O Designed to Move foi criado há dois anos pela Nike e 70 organizações internacionais para compreender as causas e principais problemas relacionados ao sedentarismo infantil e incentivar a prática de atividades físicas entre crianças. O relatório Designed to Move é assinado pelo American College of Sports Medicine (Organização Americana De Medicina Esportiva), o International Council os Sport Science And Physical Education (Conselho Internacional de Ciência Esportiva e Educação Física) e Nike. Os resultados do relatório podem ser conferidos na íntegra no site http://www.designedtomove.org/downloads/Designed_To_Move_Full_Report.pdf
Fonte: Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional