Maior empresa brasileira produtora de aço destacou o case da implantação da tecnologia 5G na unidade de Ouro Branco (MG) ao receber o selo Innovative Workplaces Brasil 2024
A Gerdau é a única empresa do setor de produção de aço entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a terceira edição do ranking da MIT Technology Review Brasil. A maior empresa brasileira produtora de aço recebeu o selo “Innovative Workplaces Brasil 2024”, concedido pela plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em evento ocorrido ontem (4), em São Paulo (SP).
A Gerdau é uma empresa com 123 anos de história, que sempre promoveu a inovação como parte essencial de sua cultura e estratégia para criar valor para todos os seus. stakeholders. Além disso, a produtora de aço é uma organização ambidestra, capaz de definir a melhor combinação do novo com o tradicional, gerando mais valor para nossos clientes e ganhos para os negócios da companhia frente a seus desafios.
“Receber o selo Innovative Workplaces de um dos principais veículos de fomento à inovação é um reconhecimento dos esforços dos nossos mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras. Hoje, somos uma empresa com um mindset ágil, capaz de inovar e de se transformar continuamente. Para moldar o mundo que queremos, vamos continuar investindo em tecnologia e empoderando pessoas que constroem o futuro”, afirmou Gustavo França, diretor global de TI e digital Gerdau.
O case de destaque inscrito pela Gerdau na premiação foi sobre a implementação da tecnologia 5G, por meio de uma rede privativa dedicada, na unidade de Ouro Branco (MG), a maior da companhia no mundo. O projeto desenvolvido em parceria com a Embratel criou uma infraestrutura digital habilitadora para o desenvolvimento da indústria de aço do futuro, incluindo a instalação de diversas torres para cobrir mais de 8.300.000 m2 da planta da Gerdau. Essa estrutura de tecnologia permitiu à Gerdau acelerar em Ouro Branco a implementação dos conceitos da indústria 4.0, alavancando automatização, produtividade, flexibilidade, visibilidade, rastreabilidade, uso de dados e segurança nos processos, incluindo planejamento, produção e logística.
A MIT Technology Review reconhece as empresas que se destacaram no ecossistema de inovação do país por meio da análise de ações e iniciativas em áreas como gestão, produtos e serviços, marketing e processos. Além disso, são realizadas entrevistas com os executivos de cada uma delas. Mais de mil empresas de todos os tamanhos e segmentos, desde startups até multinacionais, se inscreveram para participar.
Lançada no Brasil em outubro de 2020 com uma proposta inovadora no cenário editorial nacional, a MIT Technology Review é reconhecida pelo jornalismo de autoridade em tecnologia. Sua reputação deriva de 121 anos de tradição em relatórios sobre novas tecnologias e de sua ligação exclusiva com a principal universidade mundial em pesquisa e inovação.