Loading...

Notícia

Publicado: 23/04/2026 15:34h

Gerdau é a produtora de aço mais bem colocada no Ranking Merco Responsabilidade ESG

Gerdau é a produtora de aço mais bem colocada no Ranking Merco Responsabilidade ESG

Companhia sobe 16 posições e figura entre as 25 empresas mais bem posicionadas no ranking geral, além de liderar a categoria “Mineração, Siderurgia e Metalurgia”

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, consolidou-se entre as 25 organizações mais bem posicionadas na 12ª edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG. Após subir 16 posições, a companhia passou a ocupar a 24ª colocação geral, posicionando-se como a produtora de aço mais bem colocada e se destacando por suas práticas ambientais, sociais e de governança. Além disso, a Gerdau lidera o ranking no setor de “Mineração, Siderurgia e Metalurgia”.

A companhia também figurou entre as 50 melhores empresas nos rankings específicos de cada pilar de sustentabilidade, ocupando a 11ª posição em Ambiental, a 20ª em Social e a 26ª em Governança, o que representa um avanço de 16, 19 e 18 posições, respectivamente, em comparação ao ranking anterior.

Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, a posição de destaque da Gerdau no ranking reflete a evolução da jornada de sustentabilidade e o trabalho diário de mais de 30 mil colaboradores. “Esse reconhecimento reforça o compromisso da Gerdau em ser parte das soluções para os desafios da sociedade. No ano em que completamos 125 anos, seguimos focados na construção de um futuro ainda mais sustentável e no desenvolvimento de iniciativas que impactem positivamente as regiões onde estamos presentes”, afirma.

A Gerdau lançou recentemente a linha de produtos Gerdau NewEco, uma solução de aço com baixa emissão de carbono desenvolvida para apoiar clientes que buscam avançar em suas jornadas de descarbonização e fortalecer sua competitividade em um cenário de transição para uma economia de baixo carbono.

Ainda neste mês, a companhia anunciou o aumento da participação em uma usina hidrelétrica no Rio Grande do Sul e, em março, a Gerdau inaugurou, juntamente com a Newave Energia, o segundo parque solar do qual é acionista, no município de Barro Alto, em Goiás, com o objetivo de aumentar o seu consumo de energia renovável.

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e a maior recicladora da América Latina, tendo na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Anualmente, cerca de 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em produtos de aço. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a companhia possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, o que representa metade da média global do setor.

Além dos destaques ambientais, a companhia também possui uma série de iniciativas voltadas para a responsabilidade social, como o Reforma que Transforma, que visa contribuir para a redução do déficit habitacional qualitativo no Brasil. Por meio do programa, 587 cômodos foram reformados em 2025, beneficiando 2.156 pessoas, incluindo colaboradores da Gerdau.

O Merco Responsabilidade ESG Brasil 2025 contou com a participação de 603 pesquisas realizadas junto a conselhos de administração, 60 especialistas em RSC, 69 analistas financeiros, 85 jornalistas, 70 representantes do “Governo”, 72 ONGs, 70 sindicatos, 65 associações de consumidores, 76 gerentes de mídias sociais e 3.200 pesquisas do Merco Sociedade. Juntamente com essas avaliações, é considerada uma análise da reputação no âmbito digital das empresas (Merco Digital) e do talento (Merco Talento). Por fim, a realidade dessas empresas é medida por meio de indicadores objetivos reputacionais por parte de 45 empresas.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company