Capacitação recebida pelo município marca o início da estruturação do projeto do ES Inteligente
O município da Serra está focado na implementação de um projeto integrado de melhorias para a limpeza urbana, gestão de resíduos urbanos e áreas verdes. Com 547,6 quilômetros quadrados e sendo o mais populoso do Estado, a Serra apresenta desafios que exigem soluções inovadoras. Com o objetivo de elaborar projetos de soluções eficientes e integradas para a região, o município aderiu ao programa ES Inteligente, uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC).
A ideia é que as equipes do Bandes, IPGC e prefeitura elaborem um planejamento de estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP) que atenda às necessidades do município. Para isso, no final de janeiro, o banco capixaba e o IPGC ofereceram uma capacitação aos técnicos municipais, a fim de dar início aos estudos para o projeto de melhorias em soluções de Resíduos Sólidos Urbanos, por meio do ES Inteligente.
O coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do banco de desenvolvimento capixaba, Vilker Zucolotto Pessin, destacou que o momento representa um passo importante para um futuro de melhorias no eixo de resíduos sólidos urbanos para a região.
“Iniciaremos a capacitação do corpo técnico do município, focando na estruturação do projeto de Resíduos Sólidos Urbanos no formato de Parceria Público-Privada (PPP). O escopo deste projeto abrange a estruturação de parcerias para a limpeza urbana, a gestão de áreas verdes e o manejo de resíduos sólidos urbanos. Durante esta capacitação, compartilharemos conhecimentos essenciais sobre o universo das PPPs, destacando suas vantagens e detalhando o cronograma de execução do projeto em colaboração com o município”, salienta Pessin.
Ele completa: “esta etapa inicial de capacitação não só marca o início da estruturação do projeto, mas também é uma oportunidade valiosa para transferir conhecimento, estabelecendo as bases para o nosso plano de trabalho conjunto. Estamos entusiasmados para dar este passo significativo e iniciar essa jornada colaborativa”.
Em novembro de 2023, o município da Serra assinou o acordo de cooperação técnica formalizando a adesão ao programa ES Inteligente. O Programa tem por objetivo assessorar os municípios capixabas em contratações de alto desempenho em infraestrutura no formato de Parcerias Público-Privadas (PPP), tendo o Bandes e o IPGC como agentes estruturadores.
A partir disso, ficou estabelecido o compromisso com o desenvolvimento de projetos relacionados ao eixo de Resíduos Sólidos Urbanos dentro do programa ES Inteligente. Além disso, houve a assinatura de um protocolo de intenções voltado para a criação de produtos destinados a estudos em mobilidade urbana.
Com o convênio, há projeção de maior agilidade no processo para disponibilizar serviços para população do município por meio de uma concessão pública ou parceria público privada, com um ganho de modernização de sua infraestrutura e, principalmente, garantindo melhoria na qualidade de vida da população serrana.
Conheça o ES Inteligente
O ES Inteligente abrange a estruturação de projetos de cidades inteligentes e de saneamento básico para as cidades do Estado do Espírito Santo. Basta que o município faça sua adesão ao Programa para que seja iniciada a execução de um plano de trabalho em ações sinérgicas do Bandes, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades e município.
O programa oferece assessoria aos municípios para a estruturação de projetos de infraestrutura em áreas cruciais, com excelentes modelagens nas frentes de cidades inteligentes e saneamento básico.
“Por meio do Bandes e do IPGC, os municípios recebem suporte gratuito na elaboração de projetos complexos para ampliar os serviços ofertados ecidos à população e aplicar no setor público a inovação e eficiência do setor privado. Essa abordagem integrada visa a promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a conectividade, a sustentabilidade e a segurança das comunidades, elementos essenciais para enfrentar os desafios atuais e futuros”, afirma Pessin.