Agentes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promovem reuniões conjuntas com técnicos de São Paulo para a troca de experiências sobre a implementação da logística reversa. Os encontros ocorrerão de quarta-feira (28) até sexta-feira (30) na capital paulista.
A logística reversa propõe a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e aponta as responsabilidades de diversos setores (fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores, entre outros) no reaproveitamento, reciclagem e redução do consumo. O objetivo é minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados.
Com representantes da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb) e de entidades de setores produtivos dos ramos de telefonia, iluminação, filtros e sistemas automotivos e industriais, eletrônica, indústria de pneumáticos e do refino de óleos minerais, as reuniões pretendem discutir a melhor forma para a operacionalização da logística reversa no Espírito Santo.
Esta ação tem o objetivo de atender as Políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos, as Leis nº 9.264/09 e nº 12.305/10, respectivamente, buscando neste intercâmbio as experiências da aplicação da logística reversa no estado de São Paulo.
A implementação deste instrumento deverá ser realizada pelos próprios setores produtivos, fomentados pelo órgão ambiental do Estado, a fim de cumprir a determinação da legislação e promover o conceito da “responsabilidade pós-consumo”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seama/Iema