Loading...

Notícia

Publicado: 16/06/2022 17:23h

Professora da EESC-USP é coautora de ‘minienciclopédia’ sobre nomenclatura usada na área metalomecânica

Professora da EESC-USP é coautora de ‘minienciclopédia’ sobre nomenclatura usada na área metalomecânica

Foi lançado no último mês de abril pela Editora Fontenele Publicações o livro "Termos Metalúrgicos Selecionados no Contexto Metalomecânico", de autoria dos professores Lauralice Canale, do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP); e Jan Vatavuk, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; além de João Carmo Vendramim, diretor técnico comercial da Empresa Isoflama Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda.. O evento foi realizado na sede da empresa, em Indaiatuba (SP). A obra foi custeada pela Isoflama e conta com 500 exemplares nesta primeira edição. O livro não está disponível na versão on-line no momento.

“Trata-se de um livro para consulta rápida, com explicação dos termos mais comuns usados na área metalomecânica, envolvendo materiais ferrosos, como aços e ferros fundidos. Os termos estão em ordem alfabética, o que facilita a busca”, explica a professora Lauralice.

“Essa reunião da vivência acadêmica com a industrial trouxe um conteúdo prático em conceitos úteis do mundo metalomecânico, atingindo as demandas do meio industrial e do meio acadêmico. Foram selecionados e descritos os termos técnicos mais comuns na área, incluindo a arte do tratamento térmico, sem a pretensão de ser uma grande enciclopédia clássica de termos técnicos”, complementa a pesquisadora.

A obra é direcionada principalmente para os profissionais da indústria metalomecânica e para os estudantes e outros profissionais que tenham interesse no assunto. Segundo a coautora, o livro, nesta edição inicial, tem 392 páginas e está sendo comercializado por R$ 150 o exemplar. “A venda está sendo feita pela própria indústria financiadora do livro. Os recursos monetários serão doados à uma instituição, a Casa da Criança, como um retorno social para a empresa”, esclarece a professora da EESC-USP.

Ainda segundo Lauralice, pretende-se, para a próxima edição, uma atualização e ampliação, com a incorporação de novos termos que possam se mostrar importantes para os profissionais da área.


Fonte: Assessoria de Imprensa da EESC-USP São Carlos / Ex-Libris
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras