Atividades corretas ajudam a fortalecê-la e a evitar dores
Elas podem estar presentes na vida de qualquer pessoa. Comumente causadas pela má postura no dia a dia, as complicações na coluna são um obstáculo na hora de se exercitar. As dores intensas causadas pela hérnia de disco e os incômodos provenientes da osteoporose e da artrose, bem como a lombalgia e a cervicalgia, podem limitar alguns movimentos.
Em qualquer um desses casos, o tratamento e o processo de recuperação são fundamentais. Mas, ao contrário do que se pensa, não excluem a prática de exercícios. Isso porque alguns deles são capazes de auxiliar na restauração da estrutura corporal:
“A atividade física que visa ao fortalecimento da coluna estimula também a sua reconstrução, ajudando ainda a realinhar a postura”, orienta o cirurgião de coluna Lourimar Tolêdo, responsável pelo Serviço de Cirurgia da Coluna Vertebral da equipe de ortopedia do Hospital Metropolitano.
Na piscina
Os exercícios e os esportes praticados na água, como a hidroginástica e a natação, são os mais indicados, pois fortificam a coluna e abrangem todo o corpo. Além disso, o meio exerce pouca pressão sobre ele, causando baixo impacto e deixando-o mais leve.
Na academia
Fortalecer a musculatura ajuda a restabelecer e a proteger a coluna quando o problema está nas articulações. Para isso, o exercício recomendado é a musculação, mas deve ser orientada corretamente por um profissional.
Outro aliado é o pilates, por ter foco na coordenação motora, na força e no desenvolvimento do corpo: “Os movimentos do pilates eliminam as tensões e os desequilíbrios da coluna vertebral e dão estabilidade a ela”, acrescenta Lourimar Tolêdo.
Ao ar livre ou no estúdio
Segundo o médico, os exercícios que incentivam o equilíbrio, como o Fitball, também são muito adequados, principalmente para quem sofre com a região lombar, que é uma das mais afetadas.