Aumento do interesse pela solução reduz custos e amplia produtividade por meio do sistema de colaboração em vídeo
A crise econômica atual faz com que empresas busquem soluções inteligentes para reduzir seus custos e operações, a fim de otimizar seus serviços. Prova disso é o mercado de pequenas e médias empresas (PME), que para manter sua eficiência em um cenário tão competitivo, não quer perder tempo nem elevar seus gastos com viagens de executivos para reuniões.
Durante 12 meses, o instituto de pesquisa Aberdeen realizou um estudo com 380 companhias e descobriu como a videocolaboração e a telepresença têm beneficiado as empresas mundo afora. Entre os principais valores associados ao uso dessas tecnologias, a redução no custo em viagens foi o mais citado (72%).
Isso justifica o crescimento da adoção da solução Video Cloud, da NetGlobe, que tem se mostrado muito efetiva. Trata-se de um conjunto de soluções de conferência e colaboração oferecidas no modelo “como serviço” (SaaS e IaaS) em uma plataforma que permite conectar pessoas usando qualquer dispositivo e lugar com acesso à Internet.
"Tivemos um crescimento de 30% apenas no primeiro trimestre de 2016 - superando todas as expectativas - o que mostrou que o mercado de PMEs têm se adequado a uma nova realidade, em que custo, simplicidade da tecnologia e excelência do serviço são fundamentais. Nós conseguimos ajustar esses fatores na medida, e o cliente entendeu que com a solução NetGlobe Video Cloud ele consegue estender os benefícios da tecnologia de comunicação por vídeo para toda sua companhia", afirma Renato Batista, CEO e fundador da NetGlobe.
A Aliansce Shopping Centers é um dos clientes beneficiados com a solução. “A colaboração e troca de informações são palavras de ordem para nosso TI. Adotamos salas de videoconferência em nossa sede, com a bem sucedida parceria com a NetGlobe através do NetGlobe Video Cloud e assim conseguimos alcançar e nos conectar com todos os nossos colaboradores e parceiros dentro e fora do Shopping”, afirma Marllos Reis, Gerente de Infra de TI. “Por meio do Video Cloud, economizamos em viagens e em tempo de deslocamento, o que é essencial para elevar a nossa produtividade e reduzir nossos custos”, conclui.
Segundo pesquisas do IDC, há um forte crescimento da adoção das tecnologias de conferência e telepresença em todo o mundo. Só no segundo trimestre de 2015, as vendas desta tecnologia aumentaram 21%. Os sistemas profissionais de telepresença ficaram conhecidos em uma época anterior à crise, na qual os executivos trocavam suas viagens de negócios por salas imersivas, de alta tecnologia, porém estes sistemas eram caros no início – além da construção das salas, a largura de banda exigida para as reuniões era elevada.
No entanto, hoje, os custos com banda larga diminuíram significativamente e as empresas passam a contar com soluções mais custo-eficientes tecnologicamente, o que voltou os olhos do mercado para estas soluções.
“Quando a videocolaboração está baseada em uma sala você acaba por restringir seu uso e, a partir do momento em que você populariza, por meio de computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones, você oxigena seu grupo de trabalho e otimiza os ganhos”, diz o executivo. “Tentamos oferecer mais por menos com um modelo de contratação flexível que atende demandas de baixa, média e alta complexidade. Para uma empresa que deseja iniciar o uso da colaboração por vídeo, o acesso a nuvem pública é o melhor caminho. No caso de empresas que utilizam a tecnologia de videoconferência tradicional e precisam inovar, o mais indicado é a nuvem privada com concierge e suporte 24x7, adicionado pelo centro de operações vNOC”, conclui.
Esta tecnologia hoje é usada tanto na colaboração de equipes quanto no âmbito de atendimento ao cliente, no qual o NetGlobe Video Cloud oferece uma nova maneira de desenvolver SAC por vídeo, atendimento jurídico especializado, ações de video call center e até engajamento em respostas mais humanas, via vídeo, a consumidores insatisfeitos que comentam nas redes sociais.
Mais do que uma solução em momentos de crise, as tecnologias de videoconferência se voltam aos CIOs e gestores de negócios que visam, cada vez mais, aumentar a colaboração com todos os agentes dos seus negócios – sejam eles internos ou externos. O modelo de terceirização, como o NetGlobe Video Cloud, torna este mercado ainda mais competitivo e procurado.
Sobre a NetGlobe
A NetGlobe é uma empresa especializada em conectar pessoas, por meio da colaboração por vídeo, oferecendo maior agilidade e produtividade às empresas, há mais de 15 anos. Tendo entre seus clientes empresas que buscam inovação no modo de se comunicar com seus times e clientes, a NetGlobe desenvolveu um serviço exclusivo que entrega experiências marcantes aos usuários com um modelo de contratação flexível e um suporte 24x7, além de atendimento trilíngue por meio do seu Centro de Operações vNOC. A NetGlobe está presente em todo território nacional e também em mercados que demandam inovações tecnológicas e liderança criativa. Anualmente, a empresa investe cerca de 1 milhão de reais em inovação. Saiba mais em: www.netglobe.com.br
Fonte: about.com