Pela primeira vez, o evento ocorreu nas cinco regiões do país, e na região Sudeste, o Espírito Santo foi o único representante.
O NAUFest 2024, festival de inovação e educação organizado pela ONG Junior Achievement (JA), ocorreu pela primeira vez em todas as regiões do país. Em Vitória, o evento realizado no auditório da Petrobras, reuniu mais de 600 estudantes que tiveram a oportunidade de acompanhar palestras sobre inovação, empreendedorismo, sustentabilidade, inteligência artificial e preparação para o mercado de trabalho.
O festival contou com palestras de Arthur Galvão da Altamarca, Victor de Castro do Exagerado, Neymara Carvalho Atleta de Bodyboarding, Gabriel Torobay da TecVitoria, Jota do Atitude Inicial, André Henning dono das franquias GO Coffee e o trio Cauwave, irmãos capixabas e influencers que ficaram famosos por suas curiosidades.
Para a diretora-executiva do JA ES, Marcela Amorim, é uma honra que Vitória tenha sido escolhida como a única capital do Sudeste a receber o NauFest. “Essa escolha reforça o potencial do Espírito Santo no cenário de inovação e empreendedorismo. Com um time de palestrantes de peso, o evento foi uma oportunidade única para inspirar os jovens capixabas, transformando ideias em projetos concretos e preparando a nova geração para os desafios do futuro”, pontua a diretora-executiva.
A programação incluiu palestras, rodas de conversa e apresentações culturais voltadas à promoção de ideias inovadoras e com foco em temas como empreendedorismo, inovação, economia criativa, sustentabilidade e diversidade.
Alexandre Mutran, diretor-executivo da JA Brasil, diz que o objetivo é conectar os jovens às tendências do mercado de trabalho e do empreendedorismo. “O NAUFest é um espaço que incentiva os jovens a pensarem em seus planos de carreira, sobre o futuro do trabalho, habilidades empreendedoras, inteligência artificial e sustentabilidade. Tudo foi pensado para ser uma experiência imersiva inspiradora”, diz Mutran.
Idealizado pela Junior Achievement Americas, o NAUFest ocorre em 10 países da região e já gerou mais de 13 mil experiências educativas. No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez presencialmente no ano passado e reuniu mais de 6.000 participantes na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. Entre os patrocinadores do NAUFest 2024 no país, estão Sebrae, Gerdau, PMI, SAP, Delta Air Lines e Nestlé.
SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT (JA) – NO BRASIL
Fundada em 1919 nos Estados Unidos, a JA é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo em mais de 100 países. É pioneira na América Latina em levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho para jovens por meio do método "aprender-fazendo". No Brasil, a JA está há quatro décadas e já entregou mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem, com o apoio de mais de 200 mil voluntários.
Com a JA Espírito Santo, já são 23 anos de atuação em mais de 20 municípios, com mais de 278 mil experiências para jovens e 11 mil participações voluntárias. Nossos programas de educação financeira são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira). Pelo trabalho que desempenha, a Junior Achievement Worldwide é reconhecida como a 5ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood e neste ano de 2024 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo terceiro ano consecutivo.