Loading...

Notícia

Publicado: 17/05/2022 11:43h

Imposto de Renda 2022: Devo declarar meu sistema fotovoltaico?

Imposto de Renda 2022: Devo declarar meu sistema fotovoltaico?

Atualmente o país tem mais de 1 milhão de consumidores beneficiados por essa modalidade.

Estamos a duas semanas do prazo para entrega do Imposto de Renda 2022 direcionado à pessoa física (IRPF), todo brasileiro não isento deve fazer a declaração anual até 31 de maio de 2022, data limite estabelecida pela Receita Federal.

São obrigados a declarar todos os cidadãos que tiveram rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a 28.559,70 reais ou quem possuir um imóvel de valor não inferior a 300 mil reais, independente do rendimento total no período.

Diante desse contexto e do crescimento do mercado de energia solar registrado no Brasil nos últimos anos, uma dúvida que pode surgir é: devo declarar o meu sistema fotovoltaico? Se sim, como devo proceder?

De acordo com Iasmym Jorge, gerente comercial da fintech Meu Financiamento Solar, a resposta é sim, pois um sistema fotovoltaico se enquadra como uma reforma e benfeitoria no imóvel. “Adicionar o valor do sistema fotovoltaico instalado é importante. Essa adição, por ser uma reforma e benfeitoria comprovada (com nota fiscal do equipamento e da instalação), vai aumentar o valor declarado do imóvel. Como consequência positiva, vai reduzir a base de cálculo do imposto sobre ganho de capital em uma possível venda do imóvel”, explica a executiva.

Como Funciona

Um sistema de Geração Distribuída (GD) solar valoriza o imóvel. Ao declarar a benfeitoria, a diferença entre o custo de aquisição e de venda é diminuída, e o imposto calculado sobre esse ganho de capital fica menor.

Para realizar a declaração, primeiramente, é necessário comprovar a instalação por meio de documentação, incluindo notas fiscais, recibos do equipamento e também da instalação. Dito isso, é necessário preencher a ficha “Bens e Direitos”, selecionando o imóvel que recebeu o sistema fotovoltaico.

Se a aquisição do imóvel e do sistema foram feitas no mesmo ano fiscal, vai precisar inserir dois lançamentos: o primeiro do imóvel adquirido e segundo do valor total da reforma (que pode incluir o sistema fotovoltaico). Entretanto, se a aquisição do imóvel foi realizada no ano fiscal anterior, será necessário inserir apenas um lançamento: o de valor total da reforma (que pode incluir o sistema fotovoltaico).

No campo “Discriminação”, devem ser detalhados a compra do imóvel, informando o preço de aquisição e o investimento em energia solar para justificar a valorização.

Sobre o Meu Financiamento Solar
O Meu Financiamento Solar, maior fintech de crédito para energia solar do Brasil, nasceu em 2017 como parte do Grupo Portal Solar e, em 2020, passou a ser uma solução do banco BV. Com aprovação 100% digital, rápida e segura, a fintech tem como principal objetivo oferecer linhas de crédito para que pessoas físicas e empresas consigam colocar em prática projetos de energia solar em imóveis comerciais e residenciais e, assim, economizar até 95% nas despesas com energia elétrica.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Meu Financiamento Solar
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras