Em 26 de outubro de 1962, foi dado início às operações da Usiminas, em Ipatinga (MG), com o acendimento do Alto-Forno 1. Três anos depois, a empresa realizou 5 grandes inaugurações: do Alto-Forno 2; da Laminação de Tiras a Quente, da segunda bateria da Coqueria, da Linha de Acabamento de Tiras a Quente e da Laminação de Tiras a Frio.
Em 1974, a Usiminas inaugurou o Alto-Forno 3, o que elevou sua capacidade de produção de aço para 3,5 milhões t/ano.
Em 1996, a empresa foi a primeira siderúrgica do Brasil (e a segunda no mundo) a conquistar a certificação ISO 14001, destacando seu cuidado permanente com o meio ambiente.
No Espírito Santo, a empresa opera o Terminal Privativo de Uso Misto de Praia Mole, situado no Complexo Siderúrgico de Tubarão.
Hoje, a Usiminas possui 13.928 colaboradores próprios e 11.512 contratados, e as vendas de aço e de minério de ferro somam 13,1 milhões t/ano. Em 2023, registrou caixa de R$ 1,8 bilhão e concluiu um ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões (o maior desde 2010).
Suas operações significam emprego e renda para milhares de pessoas, oportunidades de negócios para uma grande rede de fornecedores, e prosperidade para Minas Gerais, Espírito Santo e Brasil.
HOMENAGEM:
- C & M Projetos E Engenharia
- Cmil Engenharia
- Duracoupling Engates e Conexões
- jornal empresariALL
- Inovar Cómercio e Soluções Industriais
- Martin Engineering Brasil
- Reitz Ventiladores Brasil Ltda.
- Sapore S.A
Parabéns, Usiminas!