A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) se tornou a primeira Federação de Indústrias do Brasil a definir como obrigatória a transparência dos dados financeiros da administração e de gastos no cartão corporativo.
Na última quinta-feira (21), durante reunião do Conselho Deliberativo, a diretoria da Findes aprovou a obrigatoriedade de publicação dessas informações no site institucional.
A medida é uma das muitas ações que a Findes vem realizando para fortalecer e disseminar a cultura do compliance nas organizações. Tanto que criou um setor dedicado e independente para tratar do tema, já disponibilizou portais da transparência com informações do Sesi e do Senai e vem realizando sistematicamente treinamentos com seus colaboradores sobre a temática.
Também foram editados normativos internos de controle e elaborados os códigos de ética e conduta, onde estão especificados nossos valores e princípios gerais de atuação.
O presidente da Findes, Léo de Castro, avalia como fundamentais as evoluções na governança corporativa. “Mesmo sendo entidades privadas, não sujeitas às regras de contratação pública, disponibilizamos portais com dados sobre contratos, demonstrações contábeis, entre outras informações do Sesi e do Senai, elevando o nível de transparência e controle da gestão. Também instituímos canais para recebimento de denúncias e treinamos periodicamente nossos colaboradores. Agora reforçamos nosso compromisso com a transparência, disponibilizando os dados da administração e os gastos do cartão corporativo. Com essas medidas, esperamos que nossa atuação seja cada vez mais transparente e ética, disseminando esses valores entre clientes, fornecedores e associados”, destacou.
Compliance
Em tradução livre, compliance significa conformidade, atendimento às leis e normativos e, em especial, aos deveres de transparência e integridade. Nas organizações trata-se de um conjunto de medidas para promover o cumprimento das regras incidentes sobre a atividade exercida, possibilitando a detecção e correção de atos potencialmente lesivos.
Dados no site
Os dados financeiros de 2018, bem como os gastos com o cartão corporativo do último período, já estão disponíveis para consulta no site da Federação www.findes.org.br.