Neste domingo (29), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) completa 60 anos de sua criação, em 1958. Os motivos para comemorar são inúmeros e estão sempre ligados à essência da atividade industrial: transformação.
Desde sua fundação, a Findes tem sido pilar importante da inovação e protagonismo industrial. Com ações efetivas da federação, a indústria passou de uma economia predominantemente baseada na monocultura do café e uma participação do setor produtivo, que antes representava pouco mais de 7% do PIB, para ser responsável por um terço da economia capixaba.
A história do Sistema Findes se confunde com a própria história do desenvolvimento capixaba, já que a instituição sempre trabalhou pela representatividade dos setores industriais, pelo fomento e atração de novos negócios e melhoria do ambiente de trabalho. Foram muitas conquistas e realizações até aqui, fruto do trabalho de muitas pessoas que contribuíram para a evolução da indústria.
Hoje, a Findes representa cerca de 18 mil indústrias, e atua com uma gestão focada em inovação, produtividade e competitividade para inserir o estado de vez na rota das novas tecnologias e na era da indústria 4.0. A federação promove a integração de interesses da indústria por meio das Câmaras Setoriais e Conselhos Temáticos, que discutem assuntos relevantes para os diversos segmentos da indústria e da economia do Espírito.
Nos primeiros 60 anos da Findes fez-se história: a indústria se consolidou e participou ativamente do desenvolvimento da economia capixaba. Nos próximos anos, o Sistema será protagonista da inovação e promoção da criação de soluções que vão revolucionar a indústria e transformar a economia capixaba.