Fake News (notícias falsas) foi eleita a palavra do ano pelo dicionário inglês da editora Collins e apesar de ter sido popularizada recentemente, de acordo com o dicionário Merriam-Webster, o termo passou a ser utilizado no final do século 19.
O significado do conceito é: informações forjadas, travestidas de verdades. São as notícias que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais.
As mídias sociais e a inclusão no mundo digital colaboraram para que a prática ganhasse mais evidência, isso porque as informações transitam muito mais rápido e a maioria das pessoas que compartilham essas notícias as reproduzem sem questionamentos.
Recente pesquisa com leitores brasileiros a respeito do consumo de notícias online mostrou que metade dos entrevistados admitiu já ter tomado decisões baseadas em informações falsas.
A agência de checagem Aos Fatos realizou uma pesquisa que ajuda a entender a relação entre a forma de acessar notícias na internet e a expansão das chamadas fake news.
Segundo o levantamento, um terço dos entrevistados nunca ou raramente questionam a veracidade de notícias nas mídias sociais. Para os especialistas, a educação virtual é uma arma importante para detectar e combater informações falsas.
Não acredite em tudo o que lê!
Vivemos numa avalanche de informações. O mundo inteiro está a um clique de distância. Historicamente, diversas Fake News são disseminadas com determinados objetivos. As notícias falsas são notícias que aparentam ser verdadeiras e que em algum grau, até poderiam ser verdade, que remontam situações para tentar se mostrar confiáveis.
Não são apenas aquelas engraçadas, criadas para provocar o leitor. Atualmente são criadas com a única missão de disseminar boatos e inverdades com informações que não estão 100% corretas sobre pessoas, partidos políticos, países, políticas públicas, entre outros temas.
Reunimos várias dicas para você não cair nas notícias falsas. Confira!