Loading...

Notícia

Publicado: 14/06/2022 10:43h

Estaleiro Brasileiro da Sembcorp Marine Premiado com Embarcação de Apoio à Pesquisa para a Marinha do Brasil

Estaleiro Brasileiro da Sembcorp Marine Premiado com Embarcação de Apoio à Pesquisa para a Marinha do Brasil

Sembcorp Marine conquista pela primeira vez uma nova embarcação, projetada e construída no Brasil para o PROANTAR, o Programa Antártico Brasileiro

A Sembcorp Marine Ltda, por meio de suas subsidiárias integrais, Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) e Sembcorp Marine Specialized Shipbuilding Pte Ltd (SMSS), e a constituição da Sociedade de Propósito Específico “Polar 1 Construção Naval SPE Ltda”, garantiu um Contrato EPC de cerca de USD 150 milhões (aproximadamente SGD 200 milhões) da EMGEPRON, uma empresa estatal ligada ao Ministério da Defesa no Brasil.

O contrato de Engenharia, Contratação e Construção envolve uma nova embarcação de apoio para a Marinha do Brasil, o NApAnt, para implantação de pesquisas científicas na Antártica. Medindo 93,9 metros de comprimento, 18,5 metros de largura e pesando cerca de 5,88 toneladas métricas com um calado de seis metros, o NApAnt é construído de acordo com os padrões de campo de gelo de navegação, classificado como P-6.

O projeto será executado através do estaleiro EJA no Brasil para cumprir a exigência de conteúdo local, ao mesmo tempo em que utiliza os recursos combinados da rede global Sembcorp Marine, incluindo o amplo conhecimento e experiência da SMSS no projeto e construção de embarcações especializadas e de alto desempenho.

A construção do novo navio começará em 2022, com conclusão prevista para o terceiro trimestre de 2025. Após a conclusão, o NApAnt substituirá o navio de apoio oceânico (NApOc) Ary Rongel (H-44), que está chegando ao fim de seu ciclo de vida. Espera-se que a embarcação agregue uma nova dimensão operativa ao Programa Antártico Brasileiro.

Guhan Thangavelu, presidente do EJA, disse: “Somos gratos à EMGEPRON e à Marinha do Brasil por escolherem o EJA e a Sembcorp Marine e pela confiança em nossos projetos comprovados e experiências passadas. Este é um projeto estratégico para o estaleiro, permitindo que o EJA alavanque o conhecimento de domínio do Grupo, capacidades especializadas em EPC e integração de projetos, bem como as capacidades do EJA para realizar soluções para Navios Classe Polar (DP2).”

O Sr. William Goh, presidente do Conselho Administrativo do EJA e Diretor Financeiro da Sembcorp Marine, disse: “A empresa está satisfeita que sua proposta atendeu aos critérios-chave do projeto de desempenho e especificação da embarcação; modelo financeiro de negócios robusto; metodologia de construção rigorosa; incluindo gerenciamento detalhado do ciclo de vida e suporte logístico integrado. Temos o privilégio de apoiar o programa oceanográfico e científico da Marinha do Brasil na Antártida por meio deste projeto.”

O Vice-Almirante Edésio Teixeira Lima Junior, Diretor da EMGEPRON disse: ``É uma honra para a Empresa Gerencial de Projetos Navais participar, em parceria com a Marinha do Brasil e a POLAR 1 CONSTRUÇÃO NAVAL SPE LTDA, de tão importante empreitada, que proporcionará à indústria naval brasileira ingressar no restrito círculo daquelas capazes de construir navios com capacidade de operar nas gélidas regiões polares”.

O Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Diretor-Geral do Material da Marinha disse: “A obtenção do novo Navio de Apoio Antártico pela Marinha do Brasil é de relevância estratégica para o País, proporcionando assim a manutenção da presença brasileira no continente Antártico e a continuidade das pesquisas científicas que vêm sendo realizadas na Estação Antártica Comandante Ferraz”.

Não se espera que este Contrato tenha qualquer impacto material nos ativos tangíveis líquidos e nos resultados por ação do Grupo para o exercício que se encerra em 31 de dezembro de 2022.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Sembcorp Marine
Fevereiro 2024
Fevereiro 2024 Edições Anteriores
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras