Loading...

Notícia

Publicado: 07/07/2017 14:10h

Especialistas internacionais e autoridades em Conferência de Portos

Especialistas internacionais e autoridades em Conferência de Portos

 

A formação de políticas setoriais para o novo papel da autoridade portuária é o tema central da 1ª Conferência Internacional de Portos realizada em Vitória. Cerca de 350 pessoas, entre dirigentes de 18 companhias docas e portos delegados brasileiros, representantes de portos internacionais, palestrantes estrangeiros, autoridades e empresários locais e dirigentes da Secretaria Nacional de Portos (SNP), Antaq e Capitania dos Portos do ES participaram do evento que debateu os desafios e as expectativas do setor portuário brasileiro.

A conferência foi aberta na noite dessa segunda-feira (3), pelo presidente da CODESA, Luis Claudio Montenegro, com as presenças da senadora Rose de Freitas, do vice-governador do Estado, César Colnago, diretor geral do Ifes Cariacica, Ludovico Ortlieb Faria, os diretores da CODESA, Guilherme Magalhães, Mayhara Chaves e Roberto Carlos Teles Braga, o portuário Enildo Moreira - idealizador do evento - e demais convidados. O encontro vai até quarta-feira (5), no Golden Tulip Hotel, em Vitória

O presidente da CODESA destacou três oportunidades de debates importantes na Conferência. A primeira é a troca de conhecimentos: "Com os palestrantes internacionais vamos conhecer as experiências para discutir propostas e soluções de entraves que já enfrentaram e superaram. Será um debate rico e nos dará muitos nortes. Aqui estão as principais autoridades portuárias do país, especialmente os dirigentes de portos, que enfrentam problemas idênticos que podem ser resolvidos com os "cases" a serem apresentados"?, disse.

VTMIS

O segundo ponto, de acordo com Montenegro, tem foco no novo papel da autoridade portuária sob o ponto de vista das novas tecnologias e como os portos brasileiros podem evoluir nessa questão. Citou como exemplo a implantação do VTMIS (sigla em inglês para Sistema de gerenciamento e Informatização do tráfego de Embarcações) no Porto de Vitória. O sistema reúne, numa única plataforma, a localização exata de todos as embarcações atracadas, fundeadas ou a caminho, num raio definido, por meio de radares, sensores, mareógrafos, correntômetros, câmeras, boias  e estações meteorológicas. No Porto de Vitória o VTMIS está pronto e operando, aguardando homologação da marinha para começar a funcionar oficialmente.

O Porto de Vitória é o primeiro porto público do país com o sistema, que o coloca entre os mais automatizados da América Latina. Para Montenegro, a vinda das autoridades portuárias para conhecer o Centro de Controle do VTMIS vai respaldar uma reunião com as participações de dirigentes de portos públicos brasileiros presentes à Conferência, além de autoridades do setor com representações da Secretaria Nacional de Portos, Antaq e Capitania dos Portos. "Vamos discutir como ganhar eficiência e aumentar a capacidades nos portos"?, explicou.

Novos modelos

O terceiro tema abordará os novos modelos para gestão portuária: "Pela capacidade e organização do Porto de Vitória, defendemos a implantação de novos modelos para criação de um centro nacional de referência tecnológica portuária em Vitória. As novas tecnologias e os novos processos de inovação vão contribuir, inclusive, com os novos modelos de gestão portuária.  A CODESA propôs ao Governo Federal um novo modelo para Barra do Riacho, em Aracruz (ES). Modelo este que está diretamente associado ao processo de modernização portuária para o país inteiro"?, destacou o presidente Montenegro.

As palestras de debates da Conferência tiveram início da tarde desta terça-feira (4). Antes, porém, o diretor regional dos Correios no ES, Fábio Vieira Cesar, fez o lançamento do selo e carimbo oficiais em comemoração a primeira edição do evento. O presidente da Codesa, o diretor Geral do Ifes Cariacica, o capitão dos Portos Luis Eduardo Soares Fragozo, dentre outros convidados, foram homenageados. Os selos e carimbos serão utilizados no Espírito Santo por 30 dias, sendo, depois, encaminhados para a agência matriz dos Correios, no Rio de Janeiro, de onde circularão pelo Brasil e pelo mundo.

Presenças

Entre as autoridades federais participaram do evento o presidente da Antaq, Francisval Dias Mendes: os diretores da Secretaria Nacional de Portos, Rossano Reolon, Dan Levy, Ogarito Linhares e Alber Vasconcelos e a assessora Mariana Pescatori; do Ministério dos Transportes, Leandro Vargas; e representantes de outros órgãos, além de conselheiros da CODESA, empresários, sindicatos de empresas portarias, sindicato de trabalhadores, professores e especialistas do setor portuário.

Pelos portos participaram representantes ou presidentes: Santos (José Alex Botelho de Oliva), Rio de Janeiro (Tarcísio Tomazoni), Rio Grande (Janir Souza Branco), Suape (Marcos Baptista), Imbituba (Luís Rogério Pupo Gonçalves), São Francisco do Sul (Arnaldo Sâ??Thiago), Itaqui (Eduardo de Carvalho Lago Filho), Paranaguá (Bruno da Silva Guimarães), Porto Velho (Francisco leudo Buriti), Itajaí (Marcelo Werner Salles), Fortaleza (César augusto Pinheiro), Belém (Parsifal de Jesus Pontes), Salvador (Pedro Antônio Dantas Costa Cruz), Manaus (Edmundo Soares Filho), Ceará (Mário Jorge Cavalcanti Moreira), Maranhão (Silvano Neto) e Pelotas (Bruno Almeida), além de Vitória (anfitrião). O diretor do Ifes, professor Ludovico, e a presidente em exercício da CODESA, diretora Mayhara Chaves, encerraram o evento agradecendo a presença e participação de todos.


Fonte: Coordenação de Comunicação Codesa
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company