Entre as vantagens competitivas está a suspensão do pagamento do ICMS na saída do produto de Manaus e enquanto ele permanecer armazenado em solo capixaba
O entreposto capixaba da Zona Franca de Manaus (ZFM), localizado em Cariacica, foi inaugurado nesta sexta-feira, 2 de março, com a presença de autoridades, representantes de entidades da indústria, empresários e dirigentes industriais. A solenidade aconteceu nas instalações do Terca, empresa de armazenagem vencedora da licitação para receber os produtos da ZFM. O novo entreposto facilitará a destinação dos produtos da Zona Franca para os estados do Sudeste, outras regiões do País ou mesmo à exportação.
O armazém do entreposto conta com 12 mil metros quadrados construídos, estrutura verticalizada e docas elevadas, tendo capacidade para movimentar produtos de diversos segmentos fabricados por mais de 500 indústrias localizadas na ZFM, tanto para armazenamento quanto para distribuição. A expectativa é que sejam gerados 130 empregos com o começo das operações.
Participaram da inauguração, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o secretário de Estado do Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo, o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Leonardo de Castro, e o senador Ricardo Ferraço, entre outros.
O funcionamento do novo entreposto trará vantagens e ganhos logísticos para o mercado empresarial e as populações capixaba e do Amazonas. A unidade no Espírito Santo possui competitividade, com destaque para a localização geográfica favorável e a agilidade do Terca nas tomadas de decisões e operações, contribuindo com os processos de entrega.
O entreposto está a 15 quilômetros do Aeroporto de Vitória (Eurico Sales) e a 24 quilômetros do Complexo Portuário da Grande Vitória, um dos principais pontos de entrada e saída de produtos do País e que permite o transporte por navegação de cabotagem. Também tem facilidades no escoamento rodoviário, pois a região é cortada pela BR 101 e está próxima à BR 262.
Outra vantagem competitiva do entreposto capixaba junto às indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus é a suspensão do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída do produto de Manaus e enquanto este permanecer armazenado em solo capixaba. “O ICMS só será pago quando os produtos vendidos deixarem o entreposto. Essa postergação do pagamento dará mais fôlego para a produção na Zona Franca de Manaus. Também é importante lembrar que esse ICMS será todo destinado ao estado do Amazonas”, destaca o superintendente do Terca, Sidemar de Lima Acosta.
O governador Paulo Hartung, em seu discurso, destacou que o Estado está organizado e preparado para as oportunidades do pós-crise e que a inauguração do entreposto da ZFM em Cariacica acontece em um momento significativo, demonstrando que o Espírito Santo está no caminho certo. Paulo Hartung disse, ainda, que o entreposto se tornou uma realidade e que isso se deve à atuação de muitas pessoas e não só do governo e do Terca. “Vamos conversar com as empresas de Manaus, trazer produtos para escoar pelo Espírito Santo e gerar emprego, principalmente para a nossa juventude”, disse.
Já o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Faria de Azevedo, ressaltou os ganhos para a economia dos dois estados. “A nossa expectativa com o entreposto é positiva, pois essa aproximação do Espírito Santo e do Amazonas vai ampliar a movimentação econômica do nosso setor de logística, gerando impostos e oportunidades de emprego, além de poder atrair empresas para o Estado”, afirmou.
O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, acredita que o entreposto será uma alternativa para melhorar a arrecadação e gerar empregos e renda para o município. “Espero que em um tempo muito curto, todo o segmento empresarial brasileiro encontre no Espírito Santo e em Cariacica um porto seguro para desenvolver as atividades”, acrescentou.