Loading...

Notícia

Publicado: 25/07/2017 17:08h

Codesa realiza simulado de emergência para combate à poluição no mar

Codesa realiza simulado de emergência para combate à poluição no mar

Buscando a redução no tempo de atendimento e melhoria nos serviços ambientais, a CODESA realizou nesta quarta-feira (19), o 1º Simulado do Plano de Emergência Individual de 2017, em atendimento à condicionante da Licença Ambiental de Recuperação 06/2014. Não houve derramamento de óleo no canal. Argolas de material leve, para não afundar, foram lançadas na água, a central de comunicação foi informada, acionou o apoio que chegou de barco, em menos de 15 minutos, já colocando boias de contenção na suposta região atingida.

O simulado consistiu na verificação do tempo de atendimento em casos de derramamento de óleo, visando agilizar o processo de contenção e retirada do produto do mar. Foram levados em conta as ações apresentadas e os procedimentos complementares de resposta, em caso de poluição.

A técnica utilizada no simulado realizado no berço 102 do cais Comercial de Vitória, foi importante para treinar a equipe responsável, testar equipamentos e materiais, gerando uma integração dos recursos e promovendo uma simulação mais próxima da realidade.

Segundo a técnica portuária Jéssica Broetto Zambaldi, "é importante promover  periodicamente este tipo de exercício, já que se trata de uma oportunidade de ajustar procedimentos, ações, respostas e alinhamento das equipes. O simulado é uma oportunidade de aprimoramento visando sempre um trabalho rápido e de alta qualidade".

Foram analisados procedimentos para proteção de áreas vulneráveis, monitoramento e recolhimento do óleo derramado, limpeza das áreas atingidas e a coleta dos resíduos gerados. O simulado foi uma ação da Coordenação de Meio Ambiente, em conjunto com a empresa Ocean Pact. 

Alinhamento

Dando sequência ao Plano de Emergência Individual (PEI), iniciado na parte da manhã, foi realizado no período da tarde, um segundo exercício, com base no modelo Table Top, para elaboração de métodos de respostas e, ao mesmo tempo, preparação dos encarregados do comitê de emergência, para situações de derramamento de óleo no canal do Porto. A reunião foi mediada pela diretora de Planejamento e Desenvolvimento, Mayhara Chaves.
 
Com participação de representantes da OceanPact, empresa dedicada ao gerenciamento e respostas a emergências ambientais, estiveram presentes na reunião funcionários da CODESA das coordenações de comunicação, financeiro e meio ambiente, com o objetivo de alinhar os procedimentos e ações de cada setor, em casos de situações emergenciais. 
 


Fonte: Assessoria de Comunicação - Codesa
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company