Loading...

Notícia

Publicado: 23/07/2025 15:20h

Bandes divulga resultado da primeira etapa da chamada pública para gestora do Fundo de Descarbonização

Bandes divulga resultado da primeira etapa da chamada pública para gestora do Fundo de Descarbonização

O resultado final será divulgado no dia 1° de agosto

A chamada pública para selecionar a empresa gestora de recursos do Fundo de Descarbonização do Espírito Santo está em andamento. Nesta segunda-feira (21), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) comunicou as três empresas classificadas para a segunda etapa do processo de seleção das empresas para promover a descarbonização da economia capixaba. O resultado final será divulgado no dia 1° de agosto.

Aberta em âmbito nacional, a iniciativa recebeu 11 propostas. Dessas, três empresas foram classificadas para seguir no processo: BTG Investimentos (SP), Régia Capital (RJ) e Vinci (RJ). Elas apresentarão presencialmente suas propostas diante da comissão de seleção na próxima segunda-feira (28), quando serão analisadas conforme os critérios técnicos estabelecidos no edital.

“Foram recebidas 11 propostas e agora estamos com três selecionadas. O Fundo de Descarbonização é um instrumento para que possamos dar passos adiante para atingir as metas de Paris até 2050. O Espírito Santo tem se tornado referência em diversas áreas e o Fundo vem para ser um divisor de águas. Em breve, vamos anunciar os vencedores e iniciar uma nova era de descarbonização no Espírito Santo”, comentou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Supervisionado pelo Bandes, o Fundo de Descarbonização utiliza recursos do Fundo Soberano do Estado (Funses). “Esta seleção da empresa gestora é decisiva para a estruturação do Fundo de Descarbonização. Nossa expectativa foi atendida e estão concorrendo gestoras com ampla experiência em finanças climáticas, capazes de estruturar veículos de investimento alinhados aos desafios da transição energética e da economia de baixo carbono”, afirmou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.

Ele ressaltou que a gestora selecionada deverá ser aderente à tese de investimento do Fundo, que é fundamentada no Plano Estadual de Descarbonização, fazendo com que os recursos cheguem a projetos concretos, escaláveis e com impacto ambiental mensurável. “O Bandes, como banco de desenvolvimento, tem atuado para criar um ambiente institucional forte, que ofereça segurança e previsibilidade aos investidores no Estado. Esperamos que a vencedora esteja à altura da ambição do Espírito Santo de estar entre os protagonistas da agenda verde no País”, completou Saintive.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, falou sobre a importância de mais esse passo na modernização do Espírito Santo. “Dentro do Fundo Soberano, criamos um fundo específico voltado à descarbonização, com o objetivo de impulsionar iniciativas sustentáveis e atrair empresas comprometidas com o meio ambiente. O resultado do edital revela o alto nível dos projetos apresentados: três empresas extremamente qualificadas foram selecionadas, o que reforça a confiança do setor produtivo em nosso Estado. Esse é um avanço concreto na construção de uma política de desenvolvimento que alia inovação, responsabilidade ambiental e geração de oportunidades.”

O Fundo de Descarbonização

A iniciativa está alinhada com o Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo, lançado em 2023, que tem como metas a redução de 27% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e a neutralidade nas emissões de carbono até 2050. O financiamento é uma peça-chave nesse processo, pois viabiliza a execução das ações previstas e garante a continuidade das políticas públicas voltadas para a sustentabilidade.

O fundo, anunciado pelo Governo no final de 2024, seguirá as diretrizes da CVM e da ANBIMA e terá aporte de R$ 500 milhões do Funses, podendo receber novos investimentos. O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) deverá apoiar empreendimentos que contribuam para a descarbonização nos setores de infraestrutura, indústria, agricultura e serviços.

A proposta vencedora deverá demonstrar capacidade técnica e experiência na estruturação de fundo aderente a práticas de investimento sustentável, com estrutura de custos competitiva e alinhamento aos objetivos de descarbonização do Estado do Espírito Santo.

Mais informações: www.bandes.com.br/descarbonizacao


Fonte: Assessoria de Imprensa do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Stand in Company