Loading...

Notícia

Publicado: 18/08/2023 11:08h

Atuação do Bandes no setor hoteleiro transforma o turismo capixaba

Atuação do Bandes no setor hoteleiro transforma o turismo capixaba

História do Hotel Atlântico, em Guarapari, passa pelo apoio do banco de desenvolvimento

O investimento no turismo é um importante agente transformador da sociedade, ao difundir a cultura local, mostrar as belezas naturais, o patrimônio histórico e movimentar a economia ao gerar oportunidades de negócios, emprego e renda. No Estado, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem contribuído para a estruturação de negócios por meio de suas linhas de financiamento e programas de fomento.

O setor hoteleiro, por exemplo, tem apoio no banco historicamente. Desde os anos 80, o Bandes lançou um programa de estruturação e implantação de pequenos hotéis e pousadas no interior do Estado, iniciativa inovadora que permitiu a estruturação do turismo de Norte a Sul, com a criação de diversos empreendimentos.

Em Guarapari, cidade que respira o turismo, o Bandes financiou, em 1989, o Hotel Atlântico, empreendimento em uma região estratégica para os visitantes, a poucos metros da Praia dos Namorados, com estrutura e serviços. O negócio é conduzido atualmente por Priscilla Brandão Nogueira Soares, sócia-administradora do hotel e neta do casal Manoel Mendez, muito conhecido no município como Manolo, e June Loureiro Mendez, fundadores do hotel. O empreendimento aposta além do turismo tradicional com atuação no setor de eventos corporativos e sociais.

“Os idealizadores do hotel, meus avós maternos, Manoel e June, já tinham experiência com hotelaria em Belo Horizonte. Manolo foi gerente do antigo Palácio Hotel, onde posteriormente foi erguido o Othon Palace. Em outro momento, quando a rodoviária de Belo Horizonte estava prestes a ser inaugurada, alugaram um imóvel ao lado, transformando-o no Hotel Madrid, até hoje em funcionamento, embora sob os cuidados de outro proprietário. Por morarem em BH, já conheciam a demanda dos mineiros pelas praias capixabas e daí surgiu a ideia de virem para Guarapari. Assim que tiveram condições, adquiriram uma casa na Praia dos Namorados: era um terreno grande em frente ao mar. Para se ter uma ideia, havia naquela avenida apenas três construções. A casa foi reformada e ampliada, surgindo assim o primeiro Hotel Atlântico, em 1973, com 24 apartamentos”, destaca Priscilla.

O empreendimento contou com o apoio do Bandes logo no início: com a experiência do casal, o investimento em terras capixabas foi quase natural. “Com o crescimento da cidade e a demanda de turistas, sentiu-se a necessidade de um empreendimento maior. Decidiram então demolir a casa e construir um prédio de 11 andares, com 96 apartamentos, área de lazer completa, salão de eventos, ou seja, toda estrutura que um hotel pode oferecer. Neste momento o apoio do Bandes foi essencial para viabilizar a construção do novo hotel. Os recursos exigidos seriam muito vultosos. O novo Hotel Atlântico foi inaugurado em 1989”, relembra Priscilla.

Com o crescimento da “cidade saúde” e sua consolidação no cenário turístico nacional, o empreendimento também se adaptou, com novos investimentos: atualmente, o Hotel Atlântico tem 96 apartamentos equipados com fechadura eletrônica, frigobar, ar-condicionado, camas box confortáveis, varanda e área de lazer, com piscinas, deck com vista panorâmica, bar, sala de jogos, salão de eventos com capacidade para 100 pessoas, além dos serviços de café da manhã, lavanderia, room service e manobrista. Outro atrativo do hotel é o belíssimo aquário marinho criado no hall de entrada, com peixes ornamentais e corais vivos.

“O hotel está sempre inovando em sua estrutura e nos serviços. A fachada foi totalmente revitalizada, dando um aspecto moderno à edificação, visando à recuperação e a manutenção de sua estrutura. Novamente o Bandes com seu apoio vem propiciando esta renovação gradativa. Sem sombra de dúvidas o hotel é uma excelente opção de hospedagem também por sua privilegiada localização, estando de frente para uma das mais charmosas praias de Guarapari, a Praia dos Namorados, de águas tranquilas e cristalinas na maior parte do ano, além da proximidade da área comercial e financeira da cidade”, destaca Priscilla.

A empresária acrescenta que o segmento turístico tem grande importância para economia local e contribui decisivamente para movimentação dos setores de comércio e de serviços. “O turismo sempre foi importante para a economia de Guarapari. É um destino muito atrativo por suas belezas naturais e desde o início do século XX chama a atenção de turistas por suas famosas areias monazíticas de propriedade terapêutica; ou seja, a cidade se fez pelo turismo e é dependente dele. Ultimamente temos notado uma demanda crescente de hóspedes, provenientes não só do turismo de lazer como também do turismo de negócios, o que nos deixa bastante otimistas sobre a importância cada vez maior do turismo enquanto engrenagem fundamental para o desenvolvimento da economia local”, enfatiza Priscilla.

A contribuição do Bandes tem transformado diversos segmentos e microrregiões. O apoio ao desenvolvimento turístico no Estado é histórico e atualmente continua como uma das principais vertentes de atuação do banco de desenvolvimento. O desenvolvimento de uma rede hoteleira no interior do Espírito santo tem permitido que vários turistas conheçam os atrativos naturais capixabas.

“O Hotel Atlântico tem insistido cada vez mais na melhoria de suas instalações e serviços para atender a hóspedes sempre mais exigentes. Nunca deixamos de acreditar no potencial turístico de Guarapari. Investimos também em softwares de apoio à gestão hoteleira e nas vendas pela internet, divulgando o hotel e também as belezas naturais e pontos turísticos de Guarapari. Daí o destaque para o hotel que, apesar da idade, se apresenta como um empreendimento sempre moderno”, reforça a empresária.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa do Bandes
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras