O ano de 2016 está acabando o que para muitos, torna-se um período para refletir sobre o que deu certo, o que precisa melhorar e mudar. Isso, na verdade, significa deixar a preguiça de lado e tomar coragem para voltar naquela listinha de resoluções e ver o que ainda falta fazer para tirar aquele plano, ou sonho, do papel. É incrível como as pessoas sabem exatamente o que precisa ser feito, o caminho que deve seguir, o ponto que quer chegar, mas não o fazem. Se não der o primeiro passo, depois o segundo, e assim por diante, nada vai acontecer se não partir para a ação.
Mas há aqueles que conseguiram quebrar esse ciclo. Esses, tiveram que se reinventar e agir rápido para se adaptar a uma nova realidade, são os chamados empreendedores por necessidade e basta uma palavra para defini-los: ATITUDE.
Para sair de vez do grupo de 11,4 milhões de desempregados no Brasil, eles estão virando o jogo e decidiram criar as suas próprias oportunidades. De acordo com o indicador do Serasa Experian, a abertura de novos negócios entre janeiro e julho chegou a 199.373 novas empresas.
E este movimento só cresce e eles não querem apenas participar da corrida ou conquistar apenas o pódio, mas sim chegar em primeiro. É claro que assumir novas responsabilidades gera insegurança e para driblar este medo, é preciso usar este sentimento como impulsionador de busca pela superação.
O risco deve ser o atrativo para o sucesso. Não devemos perder o medo, mas devemos enfrentá-lo, se quisermos evoluir. Estar preparado para assumir responsabilidades quer dizer permitir-se tentar, deixar-se errar para acertar! Quer dizer, dar a si mesmo a possibilidade de crescer. E quantas vezes deixamos um plano ou um sonho de lado por medo de dar errado?
Mas quando se tem um pensamento focado em “ o importante é ganhar”, você trabalha para ter resultados. Vai dar o seu melhor e lutar pela primeira colocação, vai treinar cada vez mais e seu futuro, ou da sua empresa, será grandioso. Você não será o número 1 em tudo o que fizer, mas quanto mais tiver isto como meta, mais perto poderá chegar dos seus objetivos. Determine-se a alcançar o topo, pois ainda que por ventura não o alcance, chegará cada vez mais alto.
O verdadeiro campeão busca sempre a vitória. Isso é o que importa. Essa é a mentalidade que você deve manter, para se tornar um vencedor. Ayrton Senna dizia “O importante é competir? Isso é pura demagogia! O Importante mesmo é ganhar! O que eu quero é resultado, o que eu quero são vitórias”. Não focar na conquista é um pensamento fraco, algo perdedor. Isso é desculpa! Porque se depois de uma derrota alguém pensa que “o importante é competir”, então não vai trabalhar tudo o que pode para chegar mais longe, para ser o primeiro.
Pessoas que alcançam o sucesso e atingem seus objetivos possuem pelo menos dez características positivas: motivação, foco, iniciativa, inteligência emocional, ética, comprometimento, resiliência, criatividade, persistência e busca constante por autodesenvolvimento. E todos esses atributos fazem a diferença. Os extraordinários revolucionam o modo como as coisas são feitas, mudam as maneiras de pensar do mundo e buscam novas soluções para problemas antigos, fazem as coisas diferentes e se destacam na multidão. Controlam seus medos e os usam a seu favor, em vez de deixar que atrapalham seus planos e destruam seus sonhos
Acredite que o que você busca é possível, acredite que é capaz de fazer e acontecer. Essa confiança será a sua principal aliada na busca pelo topo. Trace uma rota e direcione sua jornada. Desenhe seu mapa para o sucesso. Escreva as coordenadas e siga -as. Tenha um extraordinário 2017!
Alexandre Slivnik é autor do best-seller O Poder da Atitude e O poder de Ser Você. É sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento, é formado em educação física pela Universidade Mackenzie, com ênfase em qualidade de vida empresarial. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, tendo visitado e estudado profundamente os parques e feito os treinamentos do Disney Institute sobre os temas excelência em liderança, inovação e criatividade, qualidade em serviços e excelência em negócios. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a excelência e felicidade no trabalho, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. Atualmente, faz especialização em experiência de clientes por HARVARD. Contatos com o autor: www.slivnik.com.br ou alexandre@slivnik.com.br ou 11 5539-4665.