Loading...

Notícia

Publicado: 08/03/2022 12:07h

Projeto de preservação de nascentes na bacia do Rio Santa Maria da Vitória recebe Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, do Governo Federal

Projeto de preservação de nascentes na bacia do Rio Santa Maria da Vitória recebe Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, do Governo Federal

Um projeto desenvolvido pela ArcelorMittal Tubarão com uma ampla rede de parceiros visando preservar as nascentes na bacia do Rio Santa Maria acaba de ser oficialmente certificado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O “Projeto Nascentes” recebeu o Selo Aliança pelas Águas Brasileiras, um reconhecimento do Governo Federal que visa destacar e potencializar os cuidados promovidos com a bacia hidrográfica do país, valorizando a contribuição desses projetos para a preservação dos recursos hídricos brasileiros e para o seu desenvolvimento sustentável.

O Projeto é desenvolvido produtora de aço, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo, o Comitê de Bacias Hidrográficas e a Prefeitura Municipal de Santa Leopoldina.

Utilizando técnicas de cercamento associadas a pesquisas com modelos de recomposição agroflorestal da cobertura verde do local, o Projeto inclui regeneração natural da flora e ações ambientais educativas com os produtores rurais da região. Em três anos de atuação, foram monitoradas 52 nascentes, sendo que 37 apresentaram necessidade de cercamento para sua conservação.

De acordo com o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Tubarão, João Bosco Reis da Silva, o Nascentes foi criado visando ajudar a sociedade a aumentar a produção de água do Rio Santa Maria a partir da valorização e do reconhecimento da importância das pessoas que vivem na zona rural e que possuem nascentes em suas propriedades. “A proposta é ajudá-los a preservar, orientando tecnicamente, fornecendo materiais e até mesmo premiando seu empenho. Fazemos isso, por exemplo, promovendo melhorias na mobilidade de vias não pavimentadas, por meio da aplicação do nosso coproduto Revsol, e que tem sido uma boa forma de ajudar a alcançar os objetivos do Projeto”, afirmou.

Saiba mais:
O Selo Aliança Pelas Águas Brasileiras foi criado em março de 2021, pelo programa Águas Brasileiras, uma agenda estratégica do Governo Federal centrada no tema "água", que busca convergir os esforços do governo, empresas e sociedade civil na implementação de projetos voltados para a revitalização de bacias hidrográficas.


Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal Tubarão
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras