Loading...

Notícia

Publicado: 26/10/2023 15:37h

ArcelorMittal e EDP assinam acordo para estudar uso de hidrogênio verde na produção do aço

ArcelorMittal e EDP assinam acordo para estudar uso de hidrogênio verde na produção do aço

A ArcelorMittal Tubarão e a EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para avaliar a viabilidade técnica e econômica de uma planta-piloto para a produção e uso de hidrogênio verde no processo de fabricação do aço. A iniciativa faz parte dos esforços da ArcelorMittal Tubarão para impulsionar a produção de aço de baixo teor de carbono e da EDP para expandir a produção de hidrogênio verde utilizando a expertise da empresa, que foi pioneira na produção da primeira molécula de hidrogênio verde da América Latina em dezembro de 2022.

Na primeira etapa, de Viabilidade Preliminar, serão avaliados os aspectos técnicos, econômicos e ambientais do projeto. Também serão definidos o escopo e os requisitos necessários para sua execução, estabelecendo uma base sólida para decisões relacionadas às próximas etapas da parceria.

O estudo de cooperação teve início no mês de agosto, quando os grupos de trabalho de diversas áreas, como engenharia, desenvolvimento de projeto, ambiental, utilidades, regulação e financeiro, iniciaram as atividades, trabalhando de forma colaborativa e integrada para identificar possíveis modelos de negócios mutuamente benéficos.

A viabilidade de instalação de uma planta-piloto será avaliada de acordo com os resultados obtidos nas diversas etapas do estudo, principalmente no Estágio de Definição do Projeto. Nessa fase, a previsão de investimentos e os resultados completos de viabilidade do projeto serão analisados em detalhes para possibilitar a tomada de decisão sobre a implantação da planta-piloto. O estudo deverá ser concluído em um ano.

Segundo o CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira, essa iniciativa está alinhada com a meta global do Grupo de se tornar neutro em carbono até 2050, participando do processo de transição para uma economia de baixo carbono. “O estudo em parceria com a EDP representa mais um passo significativo nessa jornada. Com essa colaboração, exploraremos a possibilidade e viabilidade de, futuramente, incorporar e aplicar o hidrogênio como parte do nosso processo produtivo contribuindo, juntamente, com alternativas para nos tornarmos no futuro uma empresa carbono neutro”, explicou o executivo, acrescentando que se trata de um projeto-piloto e que, para o futuro, será avaliada a viabilidade de expansão para outras unidades da ArcelorMittal no Brasil.

A parceria também faz parte das iniciativas da EDP para liderar a transição energética, com investimentos em fontes renováveis de energia. “Para que o Brasil possa despontar como uma referência na produção de Hidrogênio Verde é crucial que haja demanda. A parceria com a ArcelorMittal é um exemplo de como a EDP está trabalhando para fomentar este mercado e colocando em prática toda a nossa expertise e pioneirismo neste tema. Esperamos que este seja o primeiro projeto de expansão da produção hidrogênio verde e de parcerias estratégicas da EDP com diferentes segmentos da indústria que podem ser descarbonizados”, destaca João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil.

Sobre a EDP no Brasil
Presente há mais de 25 anos no país, a EDP Brasil é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.

Sobre a ArcelorMittal Tubarão
A ArcelorMittal Tubarão é a maior usina integrada da América Latina, com capacidade para produzir, por ano, 7,5 milhões de toneladas de aços planos de alta qualidade direcionados a diversos setores, como automobilístico, eletrodomésticos, naval, tubos, construção civil e implementos agrícolas. Líder mundial de placas, comercializa bobinas laminadas a quente nos mercados interno e externo, e é uma das maiores e mais importantes do Espírito Santo, com cerca de 11 mil empregados diretos e indiretos.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal
Arquivos
Stand in Company

Empresas Fornecedoras